Análise ambiental da voçoroca urbana localizada no município de Luiziana-PR / Environmental analysis of the cause of the urbangul located in the municipality of Luiziana-PR

Autores

  • Lucas César Frediani Sant' Ana
  • Eric Muller
  • Filipe Kallás

Palavras-chave:

erosão, galerias pluviais, urbanização.

Resumo

A voçorocas localizadas dentro do perímetro urbano representam um sério risco à população como às estruturas urbanas, sendo este um problema presente na pauta dos gestores urbanos. A presente área de estudo encontra-se no município de Luiziana-PR, no Centro-Ocidental Paranaense. A voçoroca, objeto de estudo deste trabalho, permitiu fazer uma relação entre o desenvolvimento da mesma com o crescimento urbano. De início procurou-se entender qual a causa principal do processo erosivo, como sendonatural, ou ainda fruto de atividades na área rural ou urbana. Constatou-se com os estudos que sua causa inicial foi natural e se agravou com agricultura e a urbanização do município de Luiziana. A voçoroca está se agravando e se expandindo em direção a cidade, pois há falta de infraestrutura por parte do Poder Público para evitar o avanço da mesma. Galerias pluviais, resíduos sólidos e águas da chuva são direcionadas diretamente na voçoroca, agravando ainda mais o problema. As possíveis soluções para tentar estabilizar o processo erosivo em Luiziana seria a instalação de diques de contenção, o reflorestamento na área da voçoroca, evitando que a mesma se expandisse em sentido aos bairros limítrofes a voçoroca.

Referências

BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. Piracicaba. Ceres. São Paulo, 1985. 392p.

BORSATO, V. A. e DANIEL, C. A., A eficiência do sistema de drenagem urbana em município de pequeno porte: O caso da cidade de Luiziana. I Simpósio de estudos urbanos, 2011.

CONCIANI, W. Processos Erosivos: Conceitos e ações de controle. Cuiabá, 2008,147p.

EMBRAPA. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento: Estimativas de Perdas de Solo para Microbacias Hidrográficas. Rio de Janeiro, 2010, 42 p.

GALETI, P. A. Conservação do Solo; Reflorestamento; Clima. Campinas: Instituto

Campineiro de Ensino agrícola, 1985.

GUERRA, A.J.T.; MENDONÇA, J.K.S. Erosão dos solos e a questão ambiental. São Paulo: Bertrand Brasil, 2004.

MAACK, R. Geografia Física do Estado do Paraná. Curitiba, 2002.

RODRIGUES, J. E. Estudo de fenômenos erosivos acelerados: boçorocas. São Carlos, 1982. 162 p. (Tese de Doutorado apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos – USP).

Downloads

Publicado

2019-05-08

Como Citar

Sant’ Ana, L. C. F., Muller, E., & Kallás, F. (2019). Análise ambiental da voçoroca urbana localizada no município de Luiziana-PR / Environmental analysis of the cause of the urbangul located in the municipality of Luiziana-PR. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 2(3), 928–938. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJAER/article/view/1898

Edição

Seção

Artigos originais