Análise qualitativa de aspectos paisagísticos e de infraestrutura no parque dos cajuzeiros em Aracaju - SE / Qualitative Analysis of landscape and infrastructure aspects in the cashew park in Aracaju - SE

Autores

  • Jocimar Coutinho Rodrigues Junior
  • Daniella Rocha
  • Fernanda de Souza Stingelin
  • Glauber Vinícius Pinto Barros
  • Karla Betyna Oliveira Silva

Palavras-chave:

Turismo Ambiental, Recursos Naturais, Percepção visual

Resumo

A paisagem de locais compreendidos em áreas urbanas é em grande parte produto de intervenções antrópicas e presença de componentes naturais. Sendo assim, a paisagem é concebida por elementos que a constituem e pela percepção de cada indivíduo. Neste sentido, em locais destinados a atividades envolvendo o lazer e o turismo, como os parques urbanos, o cenário paisagístico é composto por fatores socioambientais relevantes no desenvolvimento da área. Visto isso, ferramentas de avaliação da paisagem são de grande relevância para auxiliar no planejamento e gerenciamento do local. Sob essas considerações, este trabalho tem como finalidade analisar qualitativamente a paisagem do Parque dos Cajueiros em Aracaju, conferindo os componentes que constituem o cenário paisagístico e a presença de possíveis embates na percepção do local. Para este fim, utilizou-se a metodologia de Cullen (2006) que consiste em uma técnica que averigua, conforme acontece a progressão do transeunte no local, a presença de contrastes e componentes visuais que proporcionam diferentes percepções visuais.

Referências

CULLEN, G. Paisagem Urbana. Lisboa: Edições 70, 2006.

OLIVEIRA, J. P. DOS ANJOS, F. A. LEITE, F. C. L. O potencial da paisagem urbana como atratividade turística: um estudo sobre a paisagem de Brasília-DF. Revista Interações, Campo Grande, v. 9, n. 2, p. 159-169, jul./dez. 2008.

FRANZEN, L. I.DE OLIVEIRA J. P. Análise Interpretativa da Paisagem Urbana do Destino Turístico Balneário Camboriú/SC. Anais do VII Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. Caxias do Sul- RS, 2012.

PINHEIRO, R. C. S. SANTOS, C. A. J.EVOLUÇÃO URBANA, CULTURA E TURISMO NO CENTRO URBANO DE ARACAJU- SE. Ponta de Lança, São Cristóvão, v.6, n. 11, out. 2012 - abr. 2013.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2006.

Downloads

Publicado

2019-09-21

Como Citar

Rodrigues Junior, J. C., Rocha, D., Stingelin, F. de S., Pinto Barros, G. V., & Oliveira Silva, K. B. (2019). Análise qualitativa de aspectos paisagísticos e de infraestrutura no parque dos cajuzeiros em Aracaju - SE / Qualitative Analysis of landscape and infrastructure aspects in the cashew park in Aracaju - SE. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 2(5), 1501–1510. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJAER/article/view/3330

Edição

Seção

Artigos originais