Comparação dos métodos probabilísticos na previsão de enchentes do rio Piracicaba, no município de Piracicaba – SP / Comparison of probabilistic methods in predicting flooding of Piracicaba river, in the municipality of Piracicaba – SP

Júlia Rinaldi de Macedo Cortez, Jorge Luis Rodrigues Pantoja Filho, Thiago de Oliveira Calsolari

Resumo


Eventos climáticos como as enchentes são atreladas as ações antrópicas emergentes e a ausência nos planos diretores em requerimento de infraestruturas prévias, assim como, retratar possibilidades de ocorrência. O trabalho teve como objetivo principal analisar o comportamento de vazões máximas para um curso de água localizado na bacia hidrográfica do rio Piracicaba através de dados de séries históricas disponibilizados em domínio público. Para tanto, foram empregados os métodos probabilísticos de Foster e Righetto. Os resultados indicaram que o Método de Righetto baseado em Gumbel apresentou as menores vazões máximas, apesar do Método de Foster apresentar valores muito próximos. Assim, se exerce necessidade às diretrizes do direito ambiental sob a qualidade de vida humana em parâmetros eventuais da natureza e a inserção de alternativas estruturais para o órgão público intendente.


Palavras-chave


vazões-máximas, Foster, enchentes, Gumbel, curso-d’água;

Texto completo:

PDF

Referências


GUMBEL, E. J. The ReturnPeriod of FloodFlows. The Annals of MathematicalStatistics, v. 12, n.2, p. 163-190, 1941.

SCUISSIATO, C; Comparação dos métodos de séries de duração parcial e séries de máximos anuais na estimativa de cheias de projeto. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

Piracicaba, Memorial. A Província - Paixão por Piracicaba. Rua do Porto, enchente de 1929. 2015. Disponível em: . Acesso em 05 Jul 2019.

TUCCI, C.E.M. (Organizador). Hidrologia. Ciência e Aplicação. Porto Alegre: ABRH, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.