Desenvolvimento de um modelo matemático para a otimização quantitativa da mão de obra na construção civil: estudo de caso em uma empresa do setor de pré-moldados / Development of a mathematical model for the quantitative optimization of labor in construction: a case study in a company in the precast industry

Yveline Bianca Iunes Santos, Gabriel de Oliveira Gaspar, Elias Carvalho Batista da Costa

Resumo


O presente trabalho foi realizado em uma empresa fabricante de pré- moldados de concreto localizada na região metropolitana de Belém, no Estado do Pará. Este teve como objetivo central, desenvolver um modelo linear de planejamento estratégico para a empresa em estudo com auxílio de ferramentas da Pesquisa Operacional visando à minimização dos custos relacionado são número de funcionários. Para isto, foram utilizados dados como produtividade, demanda, horas trabalhadas, capacidade instalada, entre outros. Como auxílio da ferramenta Solver, do Microsoft Excel, foi possível resolver o modelo matemático proposto para assim obter resultados importantes para norte aras toma das de decisões. Os resultados desse estudo foram considerados satisfatórios e mostraram que os custos com funcionários da empresa podem ser reduzidos em pelo menos 5,5% caso seja feita uma readequação do número de funcionários e da quantidade de horas extras dos funcionários contratados.

 

 


Palavras-chave


Pesquisa Operacional, Modelo Linear, Minimização de custos, Pré-moldados

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA DO CONCRETO. Sondagem de

expectativas da indústria de pré-fabricados de concreto, 2014. Disponível em:. Acesso em: 26 de março de 2018

BATALHA, Mário Otávio. Introdução à engenharia de produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

COLIN, Emerson C. Pesquisa Operacional: 170 Aplicações em Estratégia, Finanças, Logística, Produção, Marketing e Vendas. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

COLIN, E. Pesquisa operacional. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

CONCRETO LATINO-AMERICANO. Pré-moldados: Novas tecnologias, 2017. Disponível em: https://www.construcaolatinoamericana.com/pre-moldados-novas-tecnologias/130752.article. Acesso em: 26 de março de 2018

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Sondagem da construção, 2016. Disponível em:. Acesso em: 26 de março de 2018

HILLIER, F.S.; LIEBERMAN, G.J.Introdução à Pesquisa Operacional. 9 ed. São Paulo: AMGH, 2013.

KARSU, Ö.; MORTON, A. Inequity averse optimisation in operational research. EuropeanJournalofOperationalResearch, fev. 2015.

LÓSS, Z. E. O Desenvolvimento da Pesquisa Operacional no Brasil. Dissertação de mestrado. COPPE/UFRJ, 1981.

MOORE, J.; WEATHERFORD, L. Tomada de decisão em administração com planilhas eletrônicas. Porto Alegre: Bookman, 2005


Apontamentos

  • Não há apontamentos.