A percepção do consumidor quanto as estratégias de marketing praticadas por uma microempresa da cidade de Formiga-MG / The perception of the consumer regarding the marketing strategies practiced by a microenterprise of the city of Formiga-MG

Autores

  • Diny Gabrielly de Miranda Martins
  • Fernanda Paula Vieira

Palavras-chave:

Estratégia, Marketing, Percepção, Consumidor.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de clientes de uma microempresa do setor varejista de calçados da cidade de Formiga-MG. O objetivo do estudo é identificar a percepção destes clientes quanto às estratégias de marketing praticadas pela empresa. Para tanto, utilizou-se o modelo do “composto de marketing varejista” baseado na classificação dos 6P’s de Mason. O trabalho procura dar uma contribuição ao conhecimento sobre estratégias de marketing praticadas no varejo, integrando aspectos teóricos e empíricos.

 

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CAVAZZA, Bruna Habibet al. Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas de varejo: estudo de múltiplos casos no sul de Minas Gerais. REVISTA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA, v. 8, n. 3, p. 52-65, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GODOY, Arilda Schmidt.Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades.Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 7 ed. 2. São Paulo: Atlas, 2006.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul; Belo Horizonte: EDUFMG, 1999.

LEVY, Michael; WEITZ, Barton. Administração de Varejo. São Paulo: Atlas, 2000.

LOURENÇO, Cléria Donizete da Silva; KNOP, Marcelo Ferreira Trezza. Estratégia Mercadológica na Pequena Empresa: um estudo de caso. In:SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7.,2005, Bauru.

MACHADO, Carolina de Matos Nogueira et al. Os 4 P’s do Marketing: uma Análise em uma Empresa Familiar do Ramo de Serviços do Norte do Rio Grande do Sul. 2012.

MEDEIROS, Jaiane Dantas de. Estratégias de marketing para potencializar as vendas: o caso da Vip Calçados. 2014.

MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2ª ed.Porto Alegre: Bookman, 2010.

PARENTE, Juracy; BARKI, Edgard. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2014.

QUEIROZ, Tatiana Silva; SOUZA, Tereza; GOUVINHAS, Reidson Pereira. Estratégia de marketing como um diferencial na escolha do supermercado de bairro. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 3, 2008.

ROSA, Maria Virgínia P. do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida G. Colombo. AEntrevista na Pesquisa Qualitativa. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

TOALDO, Ana Maria Machado; LUCE, Fernando Bins. Estratégia de marketing: contribuições para a teoria em marketing. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 4, p. 25-35, 2006.

Downloads

Publicado

2019-07-10

Como Citar

Martins, D. G. de M., & Vieira, F. P. (2019). A percepção do consumidor quanto as estratégias de marketing praticadas por uma microempresa da cidade de Formiga-MG / The perception of the consumer regarding the marketing strategies practiced by a microenterprise of the city of Formiga-MG. Brazilian Journal of Business, 1(2), 343–355. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJB/article/view/2368

Edição

Seção

Artigos