Avaliação e tratamento de efluente de suinocultura- estudo de caso no município de Marabá-Pará / Evaluation and treatment of swine effluent - case study in Marabá-Pará

Tathiane Santos da Silva, Phaloma Aparecida dos Santos Silva, Jeferson Martins Leite, Nayara Cortes Filgueira, Thales Santos Varanda

Resumo


Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor mundial de carne suína do mundo, sendo também um dos maiores consumidores, perdendo apenas para China e União Europeia. A suinocultura é uma das atividades econômicas de maior impacto ambiental em função do grande volume de dejetos produzido, uma vez que o crescimento econômico se desenvolve paralelamente à grande pressão sobre os recursos naturais. Assim, este trabalho tem como objetivo de analisar um efluente de saída da suinocultura em um instituto no município de Marabá, Pará e avaliar os teores de DBO (demanda química do oxigênio), DQO (demanda química do oxigênio), fósforo total e Nitrogênio total da amostragem. Sendo este, um estudo descritivo, participativo, observativo, associado ao levantamento de dados documentais  diversos,  contidos  em artigos,  livros  e linkseletrônicos, para caracterização do efluentes por meio do método de amostragem. Pode-se constatar nos resultados fósforo as concentrações de 143 mg/l, nitrogênio total 1044mg/l, DQO 1700mg/l e DQO 7700mh/l. Ao fim do estudo a técnica de extração de nutrientes utilizando hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) mostrou-se muito eficiente na para remoção de fósforo em efluentes líquidos na suinocultura, bem como a metodologia usada para remoção do Nitrogênio.

 


Palavras-chave


Impacto. Resíduos. Poluição. Tratamento.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃOBRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10007:

informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Brasília, DF, 2004.

CAMPOS, A.T.C. Análise da adequação ambiental e manejo dos dejetos de instalações para suinocultura em propriedades na região oeste do Paraná. 2005.

DIESEL, R.; MIRANDA, R. C.; PERDOMO, C. C.; Coletânea de tecnologias sobre dejetos suínos. Boletim Informativo de Pesquisa—Embrapa Suínos e Aves e Extensão-EMATER/RS. EMATER: 2012.

FERNANDES, G. W. Avaliação de processos para remoção química de fósforo de efluente de suinocultura. 2008. 82 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Química, Departamento de Química, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2008.

HENRIQUE,I. N.; SOUSA, J. T.; CEBALLOS, O.; BRASIL, D.P. Remoção

biológica de fósforo em reatores em bateladas sequenciais com diferentes tempos de retenção de sólidos. Engenharia Sanitária e Ambiental, Campina Grande, v. 15, n. 2, p. 197-204, 2010.

HU, Z.; LOTTI, T.; KREUK, M.; KLEERBEZEM, R.; VAN LOOSDRECHT, M;

KRUIT, J.; JETTEN, M. S. M.; KARTAL, B. Nitrogen removal by a nitritation-anammox bioreactor at low temperature. Applied and Environmental Microbiology, v. 79, n. 8, p. 2807-2812, 2013.

MARIANO, Adriano Pinto. Avaliação do potencial de biorremediação de solos e de águas subterrâneas contaminados com óleo diesel. Rio Claro, SP, 2016.

MARCHESAN, Jairo; FRAGA, Angelo Martins. A suinocultura no oeste catarinense e as complexas implicações ambientais. Revista Tecnologia e Ambiente, n. 20, Criciúma, Santa Catarina, 2014.

HIGARASHI, M. M., Kunz, A., OLIVEIRA, A. P.V., Kurashima, C. A utilização de sistemas de aeração intermitente para redução de amônia dos efluentes da suinocultura. Abril de 2012.

Revista Suinocultura- ABCS (Associação Brasileira de criadores de suínos). 1º edição. Brasília, DF, 2016.

Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater . 19th ed. Amer. Public Health Assoc., Americ. Water Works Association, Water Pollution Control Federation, Washington, D.C. 1998.

SUZIN, Lidiamara; KUNZ, Marcelo Bortoli; TAVERNARI, Fernando de Castro; SCUSSIATO, Lucas Antunes. Remoção de fósforo em efluentes da suinocultura por precipitação química com adição de compostos de cálcio e sódio. VII simpósio Sul de Gestão e Conservação Ambiental. Agosto de 2013.

SMITH, V. H. & SCHINDLER, D. W. Eutrophication science: where do we go from here? Trends in Ecology and Evolution 24: pag. 201-207. 2009

VALENTE, Beatriz Simões; XAVIER, Eduardo Gonçalves; MORAES, Priscila de Oliveira; CASARIN, Daiane Schwanz; PEREIRA, Heron da Silva. Produção e manejo de dejetos da suinocultura. Tópicos atuais na produção de suínos e aves. Instituto Federal Sul-rio-grandense, Pelotas, 2013.

VON SPERLING, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 3. ed. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005. 452p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.