A manutenção centrada em confiabilidade aplicada a um sistema de embalagem de presunto de uma indústria alimentícia / Reliability-centric maintenance applied to a food packaging ham packaging system

Autores

  • Cristiano Meneghini Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Douglas Roberto Zaions

Palavras-chave:

Manutenção Centrada em Confiabilidade, Indústria Alimentícia, Falhas

Resumo

O presente estudo apresenta as principais etapas e processos da implementação da metodologia de Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM - Reliability Centered Maintenance) em uma indústria do segmento alimentício, incluindo os modos de ggerenciamento da RCM. O objetido desse estudo é aplicar a metodologia da RCM em uma máquina de embalagem de presunto. No segmento alimentício, existem poucas empresas que utilizam a RCM no gerenciamento da manutenção. Assim, torna-se interessante desenvolver essa metodologia partindo de pontos críticos do sistema de manutenção, onde se identificam os modos de falha através das falhas funcionais. A implantação divide-se basicamente nas seguintes etapas: (i) Preparação dos estudos; (ii) Seleção e determinação dos sistemas e subsistemas: (iii) Análise das funções e falhas funcionais; (iv) Coleta e análise de informações; (v) Análise de modos e efeitos de falhas; (vi) Seleção de tarefas preventivas e (vii) Definição e elaboração do Plano de Manutenção. Na análise, utiliza-se como apoio fundamental a Árvore Lógica de Decisão, o Diagrama de Decisão e o FMEA (Failure Mode and Effect Analysis). Para avaliar a RCM realizou-se um estudo de caso, implementando-a em uma máquina de embalar presunto no qual os principais resultados serão aqui ilustrados. Conclui-se que a RCM aplica-se muito bem na indústria alimentícia, e que é preferível olhar a RCM como uma filosofia que possui um objetivo de ajudar a planejar a estratégia de manutenção nesse segmento.

Referências

MOUBRAY, John. Manutenção Centrada em Confiabilidade. São Paulo: Aladon Ltds. 2000, 426 p.

NOWLAN, F. S.; HEAP, H. F. Reliability-centered Maintenance. Technical Report AD/A066-579, National Technical Information Service, US Department of Comerce, Springfield, Virginia, 1978.

SMITH, Anthony M. Reliability Centered Maintenance. Boston: McGraw-Hill, Inc. 1993. 216 p.

MENEGHINI, Cristiano. ZAIONS, Douglas. A manutenção centrada em confiabilidade aplicada a um sistema de embalagem de presunto de uma indústria alimentícia. Joaçaba: UNOESC, 2010. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Engenharia de Produção Mecânica, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2010.

ZAIONS, Douglas Roberto. Consolidação da Manutenção Centrada em Confiabilidade em uma Planta de Celulose e Papel. Porto Alegre: UFGRS, 2003. 219 p. Dissertação - Curso de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do ganizrtion multicultural. Academy of Management, 5(2), 34–47.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Meneghini, C., & Zaions, D. R. (2019). A manutenção centrada em confiabilidade aplicada a um sistema de embalagem de presunto de uma indústria alimentícia / Reliability-centric maintenance applied to a food packaging ham packaging system. Brazilian Journal of Business, 1(3), 1197–1206. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJB/article/view/3928

Edição

Seção

Artigos