O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança / Brazilian car consumer behavior: a comparative analysis between two vehicles concerning safety

Nathan Nunes de Oliveira, Valdésio Benevenutti

Resumo


A aquisição de um automóvel pelo consumidor brasileiro deveria ser pautada em grande planejamento e estudo sobre as opções disponíveis no mercado, tendo em vista a importância e valor de tal bem. Contudo, percebe-se que dentre os três veículos mais vendidos em 2017, dois são destaques negativos em segurança automotiva, obtendo péssimo desempenho (nota mínima) no teste de colisão realizado pelo Latim NCAP. A partir disso, questiona-se o porquê de carros com baixa qualidade em proteção veicular serem os líderes de vendas no mercado brasileiro, enquanto outras opções de mesmo valor e categoria, mas com qualidade em segurança muito superior, são menos preferidos pelos consumidores. Com isso, o estudo teve como objetivo geral de comprovar, analisar e compreender o comportamento do consumidor brasileiro ao dar pouca relevância para o quesito segurança no processo decisório de aquisição de um automóvel. Para isso, foi realizada uma pesquisa comparativa com proprietários de dois automóveis "chave" de mesma categoria e preço vendidos no Brasil. Um deles entrega baixa proteção aos seus ocupantes e mesmo assim é o líder de vendas, enquanto o outro é apenas o 21º mais vendido no ranking geral, porém, possui nota máxima no teste de colisão. A pesquisa, respondida por 200 proprietários (100 de cada veículo), buscava entender as razões que os levaram a comprar o seu automóvel e o conhecimento de cada proprietário sobre segurança automotiva. Com a análise dos resultados obtidos, foi possível chegar à conclusão a respeito do perfil e características do comportamento do consumidor dos dois automóveis comercializados no Brasil.


Palavras-chave


Automóveis, comportamento do consumidor, segurança automotiva.

Texto completo:

PDF

Referências


BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CARROSNAWEB. Ficha Técnica - Chevrolet Onix LT 1.0. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2018.

CARROSNAWEB. Ficha Técnica - Volkswagen Up! Move 1.0. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2018.

CHEVROLET DO BRASIL. Onix LT 1.0 - Monte o seu. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2018.

FEDERAÇÃO NACIONAL DA DISTRIBUIÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES - FENABRAVE. Índices e números - emplacamentos. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2018.

GROHMANN, M. Z.; BATTISTELLA, L. F.; SCHOEDLER, A. R. Atributos importantes para o consumidor de automóveis: classificação em função instrumental ou expressiva. Revista de Administração FACES, Belo Horizonte, v.12, n. 1, p. 67 – 86, jan./mar.2012.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10 ed. São Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2000.

LATIN NCAP. Resultados. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2018.

NASCIMENTO, H. X.; MAINARDES, E. W.; LAURETT, R. Atributos determinantes de decisão de compra do consumidor de automóveis. Anais do Encontro Nacional de Pós Graduação daANPAD- EnANPAD, Belo Horizonte, 2015.

VOLKSWAGEN. Move Up! 1.0 - Seus equipamentos de série. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2018.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global status report on road safety 2015. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.