A importância da mulher na gestão de operações logísticas - Um caso de sucesso / The importance of women in managing logistics operations - A success story

Enzo Ferrari de Moraes, Giovana Alves Santana, Patricia da Costa Ferreira Lima, Célia de Lima Pizolato, Wanny Arantes Bongiovanni Di Giorgi

Resumo


Este trabalho visa apresentar um panorama da atuação da mulher gestora no mercado de trabalho da logística. Atualmente a igualdade de gênero e de direitos é frequentemente elucidado, porém resta saber como ocorre a situação na prática. Através deste trabalho é possível analisar o exemplo de uma mulher, que conseguiu enfrentar situações adversas e que precisou lidar com preconceito e através de seu mérito e conhecimento hoje possui uma empresa renomada no ramo que realiza um trabalho excepcional no setor logístico. A metodologia utilizada é a descritiva, iniciada pelo levantamento da literatura sobre o tema, seguida de estudo de caso contendo o relato de experiência de uma executiva de empresa de logística. O estudo de caso inclui a contextualização história do acesso da mulher executiva ao topo da estrutura de gestão de uma empresa de logística e entrevistas. Como resultado, identificou-se a força, a vontade e a persistência da empresária contribuíram na comprovação de que o trabalho feminino pode merecer destaque pelos seus méritos e resultados decorrentes de estratégia competitiva embasada na constante atualização do conhecimento embasado na ética e na sustentabilidade sócio ambiental. 

 


Palavras-chave


Evolução histórica no papel da mulher na sociedade, Gestão de Operações Logísticas, Liderança feminina em Logística.

Texto completo:

PDF

Referências


BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: Transporte, Administração de

Materiais e Distribuição Física. São Paulo: Atlas, 1993.

BORGES, Maria. A Mulher e Sua Atuação no Âmbito da Logística: Um Estudo de Casos Múltiplos na Região do Cariri, 2018. _ Disponível em:

. Acesso em: 14 de Março de 2019.

DRUCKER, Peter. O Líder do Futuro. São Paulo: Editora Futura, 1996.

HENDERSON, Patricia. As Barreiras Para a Ascensão da Mulher a Posições Hierárquicas: Um Estudo Sob a Óptica da Gestão da Diversidade no Brasil, 2012. _ Disponível em: . Acesso em: 14 de Março de 2019.

KETS DE VRIES, Manfred F. R. Liderança na Empresa – Como o Comportamento Dos Líderes Afeta a Cultura Interna. São Paulo: Atlas, 1997.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007. _ Disponível em: . Acesso em: 05 de Abril de 2019.

MOVICARGA. Empresa de Logística. Disponível no site oficial: . Acesso em: 02 de Abril de 2019.

VALCANAIA, Célio. A Liderança Nos Dias Atuais, 2016._ Disponível em: . Acesso em 26 de Março de 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.