A assistência de enfermagem no diagnóstico precoce da psicose puerperal/ Nursing care in early diagnosis of puerperal psychosis

Authors

  • Beatriz Veloso Cardoso
  • Sidrailson Jose da Silva
  • Marília Gabrielle Silva Cavalcanti
  • Viviane Ferreira do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv2n6-099

Abstract

Introdução: No período puerperal a mulher passa por significativas mudanças biopsicossociais tornando-se vulnerável a adquirir distúrbios psicológicos como a psicose no pós-parto (PP)   , sendo necessário um olhar mais atento da equipe de saúde  em especial dos profissionais de enfermagem que passam maior tempo com mãe em relação aos demais membros , afim de evitar maiores danos  a saúde dela e do bebê .Este estudo buscou identificar o papel do enfermeiro no diagnostico precoce da psicose puerperal . Método : Trata-se de uma revisão bibliográfica, cuja pesquisa foi realizada através de consulta de artigos científicos, veiculados na base de dados MEDLINE e LILACS, no período de 2016 a 2017. Foram encontrados 11,014  artigos , 4 foram selecionados por se enquadrarem no método de inclusão . Além da consulta de um livro considerado relevante . Resultados e Discussão: A psicose puerperal se não diagnosticada precocemente pode resultar em agravos a exemplo do infanticídio , abandono do neonato e/ou suicídio .Conclusão: Fica evidente a necessidade de praticas nos serviços de saúde que detecte de forma precoce possíveis distúrbios psiquiátricos, que venham acometer a puérperas , como a loucura após o parto  , afim de  lhe proporcionar o devido tratamento mantendo íntegra a sua saúde e a do bebê .

References

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-IV-TR-TM - MANUAL DIAGNOSTICO E ESTATISTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS. 4. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

BROCKINGTON, I. Suicide and filicide in postpartum psychosis. Arch Womens Ment Health, Áustria, n. 1, 2016.

DIANA JEFFERIES, D. H. . V. S. Desfocando a realidade com a ficção: explorando as histórias de mulheres, loucura e infanticídio. Mulheres e Nascimento, Austrália , v. 30, n. 1, 2016.

FEITOSA, L. Puerpério e suas vivências como um processo de transição à luz da teoria de Afaf Meleis. Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Enfermagem. Rio de Janeiro, p. 105. 2016.

VIRGINIE GUILLARD, F. G. Suicidalité en période périnatale. La Presse Médicale, França, v. 46, n. 6, p. 565-571, junho 2017.

Published

2019-12-18

How to Cite

CARDOSO, B. V.; SILVA, S. J. da; CAVALCANTI, M. G. S.; AMARAL, V. F. do. A assistência de enfermagem no diagnóstico precoce da psicose puerperal/ Nursing care in early diagnosis of puerperal psychosis. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 6050–6056, 2019. DOI: 10.34119/bjhrv2n6-099. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5579. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers