Equipe multidisciplinar e o processo de desinstitucionalização: reflexos na vida de pacientes com transtorno mental/ Multidisciplinary team and the deinstitutionalization process: reflexes in the life of patients with mental disorder

Authors

  • Viviana Cristina de Souza Carvalho
  • Ana Paula Fontana
  • Flávio de Oliveira Mendes
  • Raiene Sara Cardoso Pereira
  • Isabella Marques de Souza Carvalho
  • Ana Flávia Resende Romanielo
  • Joyce Karolyny Lopes de Souza
  • Tayla Figueiredo Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n1-026

Keywords:

saúde mental, reforma psiquiátrica, qualidade de vida

Abstract

Nas últimas décadas o governo brasileiro intensificou as políticas públicas na área da saúde mental. A Lei 10.216/01 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, redirecionou o tratamento destes pacientes para Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), que por sua vez conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais que amparam os pacientes e seus respectivos familiares. O objetivo desta pesquisa é analisar se as pessoas acometidas com doença mental estão se adaptando ao processo de desinstitucionalização no convívio da família e sociedade. A metodologia utilizada foi a Teoria Fundamentada em Dados. Os resultados desta pesquisa apontaram para a compreensão da importância que a equipe multidisciplinar de profissionais que atuam no CAPS tem no tratamento do paciente com transtorno mental e de seus respectivos familiares. Avaliando as percepções destes profissionais, percebeu-se que eles se envolvem emocionalmente com o tratamento dos pacientes, com isso desenvolvem empatia, e o resultado deste envolvimento é mostrado pelos pacientes na forma de confiança. Assim, conclui-se que o processo de desinstitucionalização promove melhoria clínica e na qualidade de vida do paciente e de seus familiares e que a equipe multidisciplinar tem enorme contribuição para que esta melhoria ocorra.

References

AMARANTE, A. L.; LEPRE, A. S.; GOMES, J. L. D.; PEREIRA, A. V.; DUTRA, V.F.D. As estratégias dos enfermeiros para o cuidado em saúde mental no programa saúde da família. Texto e Contexto em Enfermagem, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 85-93, jan./mar. 2011.

AMORIM, A. M. M. N. E.; CRUZ, D. K. R.; CARDOSO, M. de L. L. O. Percepção do Enfermeiro no cuidar ao doente mental: uma revisão de literatura. Revista multiprofissional do hospital São Marcos. Teresina, v.1, n.2, p. 53-62, 2013.

BRASIL, Ministério da Saúde. Reforma Psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil: Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas, Novembro 2005. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio15_anos_Caracas.pdf>. Acesso em: 12 de fev. 2012.

NOGUEIRA-MARTINS, M. C. F; MARCO, M. A. de. Humanização e processos comunicacionais: reflexões sobre a relação entre o profissional de saúde e o usuário. Comunicação e Saúde. V.12., n.1, p. 51-54 , 2010.

SILVA, N. S. et al. Percepção de enfermeiros sobre aspectos facilitadores e dificultadores de sua prática nos serviços de saúde mental. Revista brasileira de enfermagem, Brasília, v. 66, n. 5, 2013.

Published

2020-01-20

How to Cite

CARVALHO, V. C. de S.; FONTANA, A. P.; MENDES, F. de O.; PEREIRA, R. S. C.; CARVALHO, I. M. de S.; ROMANIELO, A. F. R.; SOUZA, J. K. L. de; LACERDA, T. F. Equipe multidisciplinar e o processo de desinstitucionalização: reflexos na vida de pacientes com transtorno mental/ Multidisciplinary team and the deinstitutionalization process: reflexes in the life of patients with mental disorder. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 364–369, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n1-026. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6224. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers