Programa de trainee: um fator de atração para novos talentos na EBBA em Teresina (PI) / The trainee program (TMP) for the development of talent in the EBBA in Teresina (PI)

Authors

  • Nailane de Carvalho Vasconcelos
  • Daniel Barroso de Carvalho Ribeiro
  • Maria Eduarda Batigalhia
  • Maria Santana Sá Araújo
  • Samylla de Sousa Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n3-143

Keywords:

Programa de Trainee, Recrutamento Externo, Processo de Seleção

Abstract

A presente pesquisa teve por objetivo geral, compreender a importância do programa de trainee (PGT) para o desenvolvimento de talentos na EBBA em Teresina-PI. Desse modo, o trabalho trata-se de um estudo de caso, definido como exploratório, descritivo e qualitativo em uma pesquisa de campo. Foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado junto a Gestora de RH da referida empresa e um trainee da organização. Posto isso, a pesquisa verificou o processo de recrutamento externo e seleção dos candidatos ao PGT. Dessa maneira, a pesquisa identificou os fatores que influenciam na escolha dos candidatos a participar do programa de trainee (PGT). Além disso, descrevem-se aqui as vantagens e desvantagens do PGT. Com base nos resultados alcançados ficaram expostos os meios pelos quais os jovens qualificados conseguem entrar no empreendimento para assumirem cargos de liderança na EBBA, destacando-se os tipos de provas e as características que se sobressaem entre candidatos.

References

ARAÚJO, Maria Valéria Pereira de et al. Os Programas de Trainee e o Desenvolvimento das Competências Gerenciais em uma Empresa Varejista. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Universidade Federal da Paraíba–João Pessoa, PB, 2007.

BERNARDI, Maria Amália. A melhor empresa: como as organizações de sucesso atraem e mantêm quem faz a diferença. Rio de Janeiro: Negócio Editora, 2003.

BITENCOURT, Betina Magalhães. Programas Trainee como forma de inserção no mercado de trabalho e construção de carreira. 2011.

ROCHA-DE-OLIVEIRA, Sidnei. Programas Trainee: Jovens orientados para o sucesso. Revista Administração em Diálogo (RAD). ISSN 2178-0080, v. 14, n. 2, 2012.

BOHLANDER, George W; SNELL, Scott; SHERMAN, Arthur. Administração de recursos humanos. São Paulo, 2009.

BOUDREAU, John W.; MILKOVICH, George T. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

CALDAS, M.P. Análise de Programas de “Trainees” como Ritos de Passagem: Um estudo de caso em Empresa de Auditoria. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAD. 17. Salvador, 1993. Anais, Salvador, ANPAD, 1993.

CARVALHO, Luiz Carlos Ferreira; BOOG, Gustavo G. Manual de treinamento e desenvolvimento. ABNT. 3ª ed. São Paulo: Makron Books, p. 127, 1999.

CAXITO, Fabiano de Andrade. Recrutamento e seleção de pessoas. IESDE BRASIL SA, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. 3. reimp. São Paulo: Atlas, 2006.

______. Gestão de Pessoas. Elsevier Brasil, 2008.

COSTA, Ana Elisa Fontes Villas. Programa Trainee: análise de uma experiência brasileira. Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.

FLEURY, MTL. A gestão de competência e a estratégia empresarial. As pessoas e a Organização. São Paulo: Gente, 2002.

FLIPPO, Edwin B. Princípios de administração de pessoal. Atlas, 1978.

FREITAS, Júlia Girardi de; ROSSA, LisianeBleyer; FREITAS, André Girardi de. A atração e seleção de talentos e a criação do conhecimento: as práticas das maiores indústrias catarinenses. 2011. Disponível em: <http://www.excelenciaemgestao.org/portals/2/documents/cneg7/anais/t11_0439_1938.pdf> Acesso em: 10 de setembro de 2015.

GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOI, Marilia Gabriela de et al. A Influência do Programa de Trainees na Aprendizagem Organizacional. Jovens Pesquisadores-Mackenzie, v. 6, n. 2, 2010. GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. Makron Books, 2002.

GUIMARÃES, Marilda Ferreira; ARIEIRA, Jailson de Oliveira. O processo de recrutamento e seleção como uma ferramenta de gestão. Rev de Ciên Empresariais da Unipar, v. 6, n. 2, p. 203-14, 2005.

HIPÓLITO, Mônica Genovez et al. Análise da Política de Recrutamento e Seleção em um Hospital localizado no município de Itaperuna, 2011. Disponível em: <http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_3495.pdf> Acesso em: 26 de setembro de 2015.

KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. Editora Ibpex, 2008.

LUZ, Ricardo. Programas de Estágio e de Trainee: como montar e implantar. São Paulo: LTr, 1999.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. SP: Saraiva, v. 14, 2011.

MARTINS, Eduardo Caruso; DUTRA, Joel Souza; CASSIMIRO, Wagner T. Programa de Trainees no mercado de trabalho nacional: apresentação dos resultados de pesquisa. Seminários em Administração, 2007.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. Atlas, 2007.

MATTOS, Valéria Zadra; STIPP, Marluci Andrade Conceição. Programa Trainee: um modelo de gestão de enfermeiras recém-graduadas. Acta Paul Enferm, v. 22, n. 6, p. 833-5, 2009

MAZON, Luciano; TREVIZAN, Maria Auxiliadora. Recrutamento e seleção de recursos humanos em um hospiital psiquiátrico de um município paulista. Rev. latinoam. enferm, v. 8, n. 4, p. 81-87, 2000.

MIRANDA, Karina Fernandes de; MIRANDA, HelenirCelme Fernandes de. Compreendendo a Gestão de Pessoas. Artigonal–Diretório de artigos gratuitos. Disponível em: . Acesso em: 13 de setembro de 2015.

MOTTA, Paulo Roberto. Gestão Contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. 13ª. Ed–Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.

MOTTER, Glauce B. Programas de Trainees: Uma forma de desenvolvimento de Talento nas Organizações. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2000.

ORLICKAS, Elizenda. Seleção como estratégia competitiva. São Paulo, Futura, 2001.

PACHECO, Luzia; SCOFANO, Anna Cherubina; BECKERT, Mara.Capacitação e desenvolvimento de pessoas. FGV, 2009.

PAULA, G. de. Fitness business – Administrando com resultados. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

PONTES, Benedito Rodrigues. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. LTr, 2010.

PÓVOA, J. M.; BENTO, P. E. G. O engenheiro, sua formação e o mundo do trabalho. In: Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. 2005. p. 12-22.

RABAGLIO, Maria Odete. Seleção por Competências. 2ª edição–Editora: Educator. São Paulo, 2001.

RIBEIRO, A. de L. Gestão de Pessoas. Saraiva, 2005.

RISK, C. N. (2010). Análise dos egressos de uma faculdade pública admitidos em programas de trainees: socialização antecipatória, choque da realidade e ingresso na organização. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

RITTNER, C. Estagiários e trainees. In.: BOOG, G. (Coord.). Manual de treinamento e desenvolvimento-ABTD.3 ed. Atualizada e Ampliada. São Paulo: Pearson Education do Brasil,1999. Cap. 22, pag. 447-471.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11ª edição. 2005.

______. Comportamento Organizacional. Tradução por Reynaldo Carvalho Marcondes, 9º Edição São Paulo. 2002.

SCHEIN, Edgar H.; BLACK, Edgar H. Schein Margarida D. Identidade profissional: como ajustar suas inclin. NBL Editora, 1993. SERSON, José. Curso básico de administração do pessoal. EditôraLTr, 1973. SILVA, João Carlos da. Empresários na Câmara dos Deputados (1999-2003): recrutamento, ascensão e trajetória política. 2002. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Campinas, Campinas.

TOLEDO, Samantha; BULGACOV, Yara. Cultura Organizacional e Identidade: Implicações dos Ritos de Passagem na Identidade de Jovens Executivos Trainees em uma Organização Multinacional. Anais do Encontro Nacional de Pós-Graduação em Administração, Curitiba, PR, v. 28, 2004.

Published

2018-05-04

How to Cite

Vasconcelos, N. de C., Ribeiro, D. B. de C., Batigalhia, M. E., Araújo, M. S. S., & Ribeiro, S. de S. (2018). Programa de trainee: um fator de atração para novos talentos na EBBA em Teresina (PI) / The trainee program (TMP) for the development of talent in the EBBA in Teresina (PI). Brazilian Journal of Development, 4(3), 687–702. https://doi.org/10.34117/bjdv4n3-143

Issue

Section

Original Papers