Solassist Learning: um MOOC para formação em Tecnologia Assistiva / Solassist Learning: a MOOC for Assistive Technology training

Authors

  • Rosana Wagner
  • Sandra Dutra Piovesan
  • Sandra Dutra Piovesan
  • Liliana Passerino
  • Liliana Passerino

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-1739

Keywords:

MOOCs, tecnologia assistiva, pessoas com deficiência, Solassist

Abstract

A tecnologia pode ser uma forte aliada na busca por novos conhecimentos. Por meio do uso de ambientes tecnológicos e novas metodologias de ensino é possível tornar o aprendizado mais dinâmico. O objetivo desta pesquisa é estruturar um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) que apoie o processo de formação de professores do Ensino Profissionalizante que atuam na preparação para a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa a partir do método estudo de caso. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de questionários e criações de blogs dos participantes do MOOC desenvolvido. Um processo para o desenvolvimento de MOOCs independente da área do curso é apresentado e leva em consideração as aprendizagens e os testes realizados no MOOC desenvolvido.

References

MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, p. 82-86, 2005.

CASTAÑO C., MAIZ I., GARAY U.. Diseño, motivación y rendimento en un curso MOOC cooperativo, 2015. Em: Revista Comunicar.nº 44 p. 19 a 26, 2015.

MONEDERO J. J., CEBRIAN D., DESENNE P., Usabilidad y satisfacción en herramientas de anotaciones multimedia para MOOC. Em: Revista Comunicar.nº 44 p. 55 a 62, 2015.

PASSERINO L., MONTARDO S., Inclusão social via acessibilidade digital: Proposta de inclusão digital para Pessoas com Necessidades Especiais. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Abril de 2007.

FLICK. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009

MOTA, INAMORATO MOOC, uma revolução em curso (2012). Jornal da Ciência. Publicado em 26/11/12.

Published

2019-04-11

How to Cite

Wagner, R., Piovesan, S. D., Piovesan, S. D., Passerino, L., & Passerino, L. (2019). Solassist Learning: um MOOC para formação em Tecnologia Assistiva / Solassist Learning: a MOOC for Assistive Technology training. Brazilian Journal of Development, 5(6), 5235–5256. https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-1739

Issue

Section

Original Papers