Aplicação da modelagem e simulação computacional como ferramenta de otimização de processos do setor de pós-venda em uma empresa de prestação de serviços / Application of computational modeling and simulation as a process optimization tool for the after-sales sector in a service company

Authors

  • Mônica Grazieli Parreiras Antunes
  • José Ronaldo Tavares Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-028

Keywords:

Simulação de Processos. Modelagem Computacional. Prestação de Serviços.

Abstract

As empresas buscam manter apenas operações eficientes e de baixo custo, mas para isso é necessário conhecer o processo atual e identificar futuras proposições de melhorias. Em vista disso, o foco principal desse trabalho foi analisar o atual processo desenvolvido no setor de pós-vendas de uma empresa que comercializa consórcios, através da aplicação da ferramenta computacional ARENA®. A partir da análise e dos resultados obtidos foi possível obter um novo modelo como proposta de solução, que após nova simulação e análise, demonstrou-se financeiramente e operacionalmente viável.

References

ALBERTIN, Marcos Ronaldo; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe. Gestao de processos e técnicas de produção enxuta. 1ª Ed. Curitiba: Editora Intersaberes, 2016.

FITZSIMMONS, James; FITZSIMMONS, Mona. Administração de serviços. 6ª. Ed. São Paulo (Porto alegre): Editora Bookman, 2010.

KAYSER, Detlev. Identificação e redução de perdas segundo o sistema Toyota de produção: um estudo de caso na área de revestimento de superfícies; Porto Alegre, 2001.

MEDINA, Afonso Celso; CHWIF, Leonardo; Modelagem e simulação de eventos discretos. Teoria e aplicações. 3ª ed. São Paulo, 2010.

MELLO, Andrea Justino Ribeiro; MARQUES, Jefferson Rafael dos Santos. Perdas no processo produtivo: um estudo de caso numa indústria de laminados plásticos; Salvador, 2013.

OLIVEIRA, Djalma. Administração de processos. 2ª. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

PRADO, Darci; Usando o ARENA em simulação. 5ª. ed. Nova Lima: Editora FALCONI, 2014.

RITZMAN, Larry P; KRAJEWSKI, Lee, J; Administração da produção e operações.

São Paulo: Editora Pearson Prentice, 2004.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert; BETTS, Allan. Gerenciamento de operações e de processos. Princípios e prática de impacto estratégico. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Published

2019-08-08

How to Cite

Antunes, M. G. P., & Santos, J. R. T. (2019). Aplicação da modelagem e simulação computacional como ferramenta de otimização de processos do setor de pós-venda em uma empresa de prestação de serviços / Application of computational modeling and simulation as a process optimization tool for the after-sales sector in a service company. Brazilian Journal of Development, 5(7), 7931–7943. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-028

Issue

Section

Original Papers