Tecnologias digitais e a formação continuada de professores: avaliando o processo / Digital technologies and continuing teacher education: evaluating the process

Authors

  • Osmar Quim
  • Cássia Regina Tomanin
  • Carlinho Viana de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-086

Keywords:

Prática reflexiva, Tecnologias digitais, Formação continuada.

Abstract

O trabalho objetiva socializar a conclusão da primeira fase do Projeto de Pesquisa “(Re) Pensando a Prática Pedagógica com o auxílio das TDIC” desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, numa escola pública municipal, na cidade de Alto Araguaia – MT, com um grupo de 10 (dez) professores das diversas áreas do conhecimento. O projeto pretende, por meio da metodologia da pesquisa-ação, inserir as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC na prática pedagógica desses professores. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da pesquisa fundamenta-se na concepção de que uma inovação na prática pedagógica, nesse caso a inclusão das TDIC, necessita de um repensar mais amplo da própria prática, partindo de uma inserção profunda na realidade escolar, de atores que possam contribuir para desencadear o processo de reflexão sistemática sobre o trabalho desenvolvido por esses professores. Entende-se que a inclusão das TDIC deve se dar por meio da abordagem dos conteúdos curriculares, como um recurso agregado à sala de aula e não como um instrumento que só pode ser utilizado em local específico, qual seja, o laboratório de computação da escola. Os dados aqui apresentados referem-se à conclusão da primeira fase da pesquisa finalizada com a realização de uma avaliação formalizada por meio de um formulário em que os envolvidos deveriam construir um texto dissertativo, apontando os avanços e/ou fracassos identificados nessa primeira fase. De modo geral, os professores apontaram avanços significativos, na utilização das TDIC por eles mesmos, na possibilidade de utilizar essas tecnologias com os alunos e, também, na própria formação continuada que permeia toda a extensão do projeto.

 

References

ALMEIDA, Maria Elizabeth B.; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.

BARLAM, Ramon. To blog or not to blog, eis a questão. In: BARBA, Carme; CAPELLA, Sebastià (Org.). Computadores em sala de aula: métodos e uso. Porto Alegre: Penso, 2012. pp. 228-242.

BERNABÉ, Iolanda. Os professores como aprendizes com as TICs. In: BARBA, Carme; CAPELLA, Sebastià (Org.). Computadores em sala de aula: métodos e uso. Porto Alegre: Penso, 2012. pp. 77-83.

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

KARSENTI, Thierry. As tecnologias da informação e da comunicação na pedagogia. In:

GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice (Org.). A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, Vozes, 2010, p. 327-350.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2010.

MONEREO, Carles; POZO, Juan Ignacio. O aluno em ambientes virtuais: condições, perfil e competências. In: COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 97-117.

NÓVOA, Antonio. O regresso dos professores. Pinhais: Ed. Melo, 2011.

PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PIAGET, J. Psicologia e pesagogia: a resposta do grande psicólogo aos problemas do ensino. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. 2001. Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/1XXFbstvPZIT6Bibw03JSsMmdDknwjNcTYm7j1a0noxY/edit>. Acesso em: 01 de maio de 2017.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOUSA, Carlinho Viana de. et al. Planejando o uso da tecnologia por meio da tecnologia: uma experiência com professores da Educação Básica. In: II CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2017, Mamanguape-PB. Anais...Disponível em: < https://ctrle2017.dcx.ufpb.br/?page_id=480>. Acesso em: 9 maio 2017.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis : Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2011.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1986.

Published

2019-08-08

How to Cite

Quim, O., Tomanin, C. R., & Sousa, C. V. de. (2019). Tecnologias digitais e a formação continuada de professores: avaliando o processo / Digital technologies and continuing teacher education: evaluating the process. Brazilian Journal of Development, 5(7), 8787–8800. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-086

Issue

Section

Original Papers