A formação de professores e as políticas e práticas de inclusão no Brasil de alunos com necessidades educacionais especiais / The training of teachers and the policies and practices of inclusion in Brazil of students with special educational needs

Authors

  • Kelly Cristina de Sousa
  • Fátima Paiva Coelho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-128

Keywords:

Formação de professores. Políticas de inclusão. Necessidades educacionais especiais. Dificuldades na pratica pedagogica,

Abstract

Este estudo tem como objetivo compreender , quais as percepções dos docentes sobre sua formação inicial e seu impacto na prática profissional tendo em vista a escola inclusiva Nesse sentido, a tendência é acreditar que a problemática sentida nos cursos de formação de professores está longe de ser superada, uma vez que as exigências legais e as políticas públicas modificam lentamente o cenário educacional brasileiro com relação a essa importante temática, carente de uma transformação significativa, que contribua efetivamente para o ensino e aprendizagem dos alunos com NEE no espaço escolar. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. Utilizou-se uma recolha de narrativas escritas dos professores do 1º ao 4º ano do ensino fundamental. A pesquisa de campo realizou-se em duas escolas localizadas no município de Fortaleza-Ceará. Concluiu-se que, a temática da Educação Inclusiva nem sempre está inserida na formação acadêmica do professor e que a maioria dos cursos de licenciatura não possuem disciplinas que contemplem estas temática. Assim, os professores têm que buscar formação em cursos extracurriculares. Esses profissionais lidam também com as frustrações que o sistema educacional proporciona, que muitas vezes começa pela infraestrutura da escola, do material disponível, da ausência da instituição de ensino no que tange ao acesso e a manutenção do aluno de NEE, além da limitação do aluno e do desconhecimento de alguns familiares sobre o diagnóstico do aluno. Esses professores buscam ter mais acesso às informações, mais cursos preparatórios e apoio da instituição de ensino.

References

ALTLET, M. et.al. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2.ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

ARROYO, M. G. Condição docente, trabalho e formação. In. Souza, João Valdir Alves de (Org.). Formação de professores para a educação básica: dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a educação especial na educação básica. Secretaria de Educação Especial – MEC; SEESP, 2015.

BRASIL, Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: SEESP, 1994.

BRASIL, Ministério da Educação. Política Pública de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em 21/10/2016.

CUBO, S. D. . El muestreo. Em S. D. Cubo, B. Martín Marín & J. L. Ramos Sánchez.Método de investigación en Ciencias Sociales y de la Salud. Badajoz: Reduex. Campus virtual de la Universidad de Extremadura, 2006.

COELHO, M. de F. P. dos S. A formação e as atitudes de professores do ensino básico face à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais na sala de aula. Badajoz (España). Tese de Doutorado. Universidad de Extremadura. Facultad de educación. 2012.

MARTÍN, & J. L. S. RAMOS (Orgs.). Métodos de investigación y análisis de datos en ciências sociales y de la salud. Madrid: Ediciones Pirámide. 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

GARCIA, R.M.C. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: Nóvoa, Antônio (Coord.) Os professores e sua formação. 3 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 51-76.

GARCIA, R.M.C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 2013. v.18, n.52, jan-mar.

KORTHAGEN, F., LOUGHRAN, J. & RUSSEL, T. Developing fundamental principles for teacher education programs and practices. Teachers and teaching: theory and practice, 22(8), 1020-1041. 2006

LIBÂNEO, J. C. Sobre qualidade de ensino e sistema de formação inicial e continuada de Professores. In: Libâneo, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 37 a 50.

MEDEIROS, L.M.B; Bezerra, C. C. Algumas considerações sobre a formação continuada de professores a partir das necessidades formativas em novas tecnologias na educação. In. Sousa, R. Pequeno de. et.al.(Orgs.) Teorias e práticas em tecnologias educacionais. – Campina Grande: ADUEPB, 2016. 227p.

MICHELS, M. H. O que há de novo na formação de professores para a educação especial? Rev. Educ. Esp., Santa Maria, v.24, n.40, p.219-232, maio/ago. 2011. Disponível em: http: //www.ufsm.br/revistadeeducacaoespecial. Acesso em: 20 de out. de 2016.

NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In. Pimenta, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2008.

RODRIGUES, B. et al. Deficiência visual e ensino de Química. 2011. Disponível em: http:// u n i f i a . e d u .b r / re v i s t a _ e l e t ro n i c a / rev i s t a s / ed u c a c a o _f o c o / a r t i g o s / a n o2 0 1 1 /ed_foco_%20Deficiencia%20visual.pdf. Acesso em 16 dez 2016.

SCHON, D.A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000. 256 p.

Published

2019-08-08

How to Cite

Sousa, K. C. de, & Coelho, F. P. (2019). A formação de professores e as políticas e práticas de inclusão no Brasil de alunos com necessidades educacionais especiais / The training of teachers and the policies and practices of inclusion in Brazil of students with special educational needs. Brazilian Journal of Development, 5(7), 9393–9407. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-128

Issue

Section

Original Papers