As etapas do processo criativo propostas por Graham Wallas identificadas em processos de criação em ambientes digitais / The stages of creative processes proposed by Graham Wallas identified in the process of digital environment creation

Authors

  • Otávio Luis Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-2400

Keywords:

Criação. Criatividade. Ambiente digital. Trilha musical. Audiovisual. Cinema.

Abstract

A criação, seja no campo artístico ou não, é um processo natural do cérebro humano. Com a disseminação dos computadores pessoais, o compositor contemporâneo mudou sua forma de criar, aliando os impulsos cerebrais às possibilidades empíricas maquinais. Em tempos de ubiquidade digital, este trabalho pretende analisar o cenário que circunda o artista, aqui representado na figura do compositor de trilhas musicais para cinema, sob a perspectiva da criação artística dentro do ambiente digital, a partir das etapas do processo criativo propostas por Graham Wallas.

 

 

References

ANDREWS, B. How composers compose: in search of the questions. RIME, 2 (1). Faculty of Education, University of Ottawa, 2004. Disponível em: <http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ852404.pdf >. Acesso em: 14 nov. 2015.

BLEAKLEY, A. Your creativity or mine?: A typology of creativities in higher education and the value of a pluralistic approach. Teaching in higher education, 9 (4), pp. 463-475, 2004. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1356251042000252390>. Acesso em: 22 nov. 2015.

BOLDEN, B. Students composing: Examining the experience. Canadian Music

Educator, 45 (4), 20-27, 2004.

BUCHANAN, L. Inside the psychology of productivity. Disponível em: <http://www.inc.com/magazine/201503/leigh-buchanan/the-psychology-of-productivity.html>. Acesso em: 19 nov. 2015.

FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. Relume Dumará, Rio de Janeiro, 2002.

GRAF, M. From Beethoven to Shostakovich: the Psychology of the Composing Process. New York Philosophical Library, 1947.

HUBER, D. The MIDI Manual: A Practical Guide to MIDI in the Project Studio. Third edition, Elsevier, 2007

KNELLER, G.F. The Art and Science of Creativity, International Thomson Publishing, 1965.

______. Introduction to the philosophies of education. New York: John Wiley & Sons, 1973.

KOESTLER, A. The act of creation. New York: The Macmillan Company, 1964.

______. Jano. São Paulo. Melhoramentos, 1981.

MARTINS, M. C. In: VALENTE, J.A. Computadores e conhecimento: repensando a

educação (org.). 2. ed. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, p. 233 – 251, 1998.

MERRIAM-WEBSTER. Disponível em :<http://www.merriam-webster.com/dictionary/creativity>. Acesso em: 03 dez. 2015.

MOLES, A. A Criação Cientifica. Trad.: Gita K. Guinsburg. Sao Paulo,

Perspectiva e Editora da USP, 1971.

______. In: CAUDE, R. Creatividad y Métodos de lnnovación. Madrid.

I'berico Europea de Ediciones, S. A., Centro de Investigación y Aplicaciones de la

Comunicación CIAC, 1977.

PLACHNO, R. Becoming a one person band. Kindle ed., 2014.

SANTAELLA, L. O homem e as máquinas. In A cultura das Mídias. São Paulo: Experimento, 1996.

______. Navegar no ciberespaço: O perfil cognitivo do leitor imersivo. 4ª ed. São Paulo: Paulus, 2011.

TAVARES, M.; PLAZA, J. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.

WALLAS, G. Human nature in politics. London: Constable Books, 1920.

______. Art of thought. London: Jonathan Cape, 1926.

Published

2019-08-08

How to Cite

Santos, O. L. (2019). As etapas do processo criativo propostas por Graham Wallas identificadas em processos de criação em ambientes digitais / The stages of creative processes proposed by Graham Wallas identified in the process of digital environment creation. Brazilian Journal of Development, 5(7), 9490–9498. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-2400

Issue

Section

Original Papers