Pesquisas em educação ambiental: analisando e compreendendo / Environmental education research: analyzing and understanding

Authors

  • Daniela Gureski Rodrigues
  • Giovanna do Amaral Ceccato de Lima Gabinio
  • Marilda Aparecida Behrens
  • Daniele Saheb

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-3213

Keywords:

Educação Ambiental. Revisão de literatura. complexidade

Abstract

A presente pesquisa tem como foco as produções científicas realizadas no EDUCERE no ano de 2015 e na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental de 2001 a 2015, apresenta como problema de investigação a seguinte questão: Como a Educação Ambiental vem sendo descrita como área de pesquisa e produção de conhecimento por meio da produção científica? Tem como objetivo compreender o perfil dos trabalhos de pesquisa em Educação Ambiental, além de oferecer elementos para caracterização da produção da pesquisa científica em Educação Ambiental, buscado destacar os trabalhos que apresentam como base a teoria da complexidado no período pesquisado. Para esta pesquisa em específico optou-se pela revisão de literatura, a qual tem como intuito localizar e resumir a literatura sobre um tópico específico, nesse caso a Educação Ambiental. As categorias encontradas foram: Formação, tendo como subcategorias: Formação inicial, Formação Continuada, diferentes contextos e Educação Infantil. Categoria Práticas de Educação Ambiental, tendo como subcategorias: Educação básica e resíduo. Categoria Sensibilização, tendo como subcategorias: atividade e lúdico, Formação humana, Políticas públicas, práticas, e sustentabilidade, Complexidade. Após a análise foi possível compreender que a Educação Ambiental é uma temática abrangente e que envolve diversos âmbitos tais como: educação formal e não-formal, políticas públicas, além de teoria e prática.
Entende-se então que essas discussões contribuem para a ampliação da reflexão da Educação Ambiental não apenas no âmbito escolar, mas em todas as suas dimensões.

 

References

CRESWELL, John W. Projetos de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos.

ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LAKATOS, Maria Eva. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2012.

LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade racionalidade, complexidade, poder / Enrique Leff; Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. 11. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

LIOTTI, Luciane Cortiano. A Educação Ambiental e o Currículo Escolar: As Diferentes Concepções de E.A. Que Orientam as Práticas Escolares. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13, 2015 Curitiba. Anais Educação Ambiental Curitiba: EDUCERE, 2015.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de. Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. – São Paulo: Cortez, 2009.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

SATO, Michele; CARVALHO, Isabel. Educação Ambiental: pesquisa e desafios / organizado por Michele Sato e Isabel Cristina Moura Carvalho. – Porto Alegre: Artmed, 2005.

SAHEB, Daniele. Os Saberes Socioambientais Necessários à Educação do Presente e a Formação do Educador Ambiental Sob o Foco da Complexidade, Tese (doutorado) Universidade Federal do Paraná, Curitiba. PR: 2013. Disponível em:

<http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/36381/R%20-20T%20%20DANIELE%20 SAHEB.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 22 de Abr. de 2019.

Published

2019-09-16

How to Cite

Rodrigues, D. G., Gabinio, G. do A. C. de L., Behrens, M. A., & Saheb, D. (2019). Pesquisas em educação ambiental: analisando e compreendendo / Environmental education research: analyzing and understanding. Brazilian Journal of Development, 5(9), 15120–15133. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-3213

Issue

Section

Original Papers