Uma intervenção do curso de pedagogia na gestão da educação básica / A pedagogy course intervention in basic education management

Authors

  • Maria Onide Ballan Sardinha
  • Adilson Fernandes da Cruz
  • Juliana Dela Torres

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-117

Keywords:

Gestão da Educação. Trabalho Interdisciplinar. Planejamento Coletivo

Abstract

Diante da realidade atual, em um mundo de acelerada transformação, os órgãos responsáveis ela gestão e desenvolvimento da educação, bem como as instituições formadoras de profissionais têm revisto os processos de formação. A Universidade, a Escola, os gestores e os professores são desafiados constantemente a modificar e dinamizar suas estratégias educativas, em todos os níveis e modalidades de ensino. A gestão eficaz é exigência dos mantenedores, da família e da própria sociedade. Nesse sentido, esse grupo de educadores, atuando no curso de Pedagogia e na gestão da Educação Básica na rede pública estadual,experienciou a realização de um Projeto de Capacitação voltado para a gestão escolar, por meio da prática de um planejamento coletivo em uma estreita relação com a Universidade, as Escolas e a SEED, buscando a efetiva relação entre teoria e prática. O objetivo foi trazer elementos coletados por acadêmicos em um grupo de 30 diretores de escolas públicas, de 16municípios, jurisdicionado do NRE de Apucarana-PR, relatando essa experiência, a partir da concepção de gestão da educação, discutindo em que perspectiva vem sendo trabalhada na IES e nas unidades escolares e comunidade específica. O aporte teórico e metodológico para desenvolver a pesquisa segue os princípios da gestão democrática proposta pela LDB (1996)por Luck, (2004) Nóvoa (2010) Paro (2005) entre outros. A perspectiva norteadora foi a da Pesquisa-ação, com a qual percebemos que, se os gestores tiverem conhecimento, liderança atuarem com a equipe pedagógica, poderão obter melhores resultados. Já o acadêmico vivenciou ações que o habilitaram a resolver outros problemas que surgirem, transferindo conhecimento adquirido de forma significativa para situações semelhantes, formando-se para atuar de forma mais responsável, com conhecimento e capacidade de gerir recursos e situações que surgem no cotidiano, projetando assim gestores mais preparados para as suas funções.

 

References

BASTOS, J. B. Gestão democrática da educação: as práticas administrativas compartilhadas. In:BASTOS, J. B. (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 02 de 07 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio. Brasília: MEC, 1998

BRASIL. Lei n. 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Imprensa Oficial, 1996.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A Nova Lei de Diretrizes e Bases e suas implicações nos estados e municípios: o sistema nacional de educação. Educação e Sociedade, Campinas: Papirus, v. 13, n. 41, p. 183-201, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 12.ed. São Paulo: Paz e Terra,1996.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000

LUCK, Heloísa. A evolução da gestão educacional, a partir de mudanças paradagmáticas. Artigo Progest, de maio 2010. LUCK. et. al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

MORIN, André. Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropopedagogia renovada. Tradução Michel Thiollent. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

NÓVOA, Antônio. As organizações escolares em análise. Portugal: Dom Quixote, 2005.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 2005

PIMENTA, Selma G e FRANCO, Maria A. Santoro. Pesquisa em educação. Possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação . São Paulo: Cortez, 1985.

VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto Político Pedagógico: Uma Construção Possível. São Paulo: Papirus. 1995.

Published

2019-09-17

How to Cite

Sardinha, M. O. B., Cruz, A. F. da, & Torres, J. D. (2019). Uma intervenção do curso de pedagogia na gestão da educação básica / A pedagogy course intervention in basic education management. Brazilian Journal of Development, 5(9), 15301–15316. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-117

Issue

Section

Original Papers