Captação da água da chuva através de cisternas para uso doméstico pela população ribeirinha e os impactos para a qualidade de vida local: resultados preliminares / Rainwater abstraction from cisterns for domestic use by the riverine population and impacts on local quality of life: preliminary results

Authors

  • Renata di Karla Diniz Aires
  • Danielle Oliveira Maciel
  • Luara Campos da Silva
  • Laís Celeste Medeiros Mendes da Fonseca
  • Camila Cristina Girard Santos
  • Anne Caroline Gonçalves Lima
  • Ana Carla Dias Rodrigues
  • Ravena Gentilde Castro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-190

Keywords:

Qualidade de vida, Água, Saúde Pública, Enfermagem.

Abstract

Na Amazônia estão disponíveis cerca de 12% de toda a água doce superficial do mundo, entretanto, cerca de 60% dos municípios paraenses não dispõem de água tratada. Diante disso, pesquisas vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos com enfoque na captação e tratamento da água da chuva no contexto amazônico para fins de abastecimento doméstico. Esta pesquisa busca avaliar os impactos da implantação de cisternas para captação de água da chuva para uso doméstico para a qualidade de vida da comunidade ribeirinha da Ilha do Combú-Pa. Trata-se de uma pesquisa que apresenta resultados preliminares, qualitativa do tipo descritiva, utilizando-se técnica mista, divididas em duas etapas, para produção de dados. Através da observação participante, junto à ribeirinhos e profissionais de saúde atuantes na região, foi possível perceber que ainda que pareça paradoxo, muitas regiões no contexto amazônico que não têm acesso à água potável. O abastecimento doméstico a partir da água da chuva é uma realidade tímida, mas que já demonstra seu impacto positivo na qualidade de vida ribeirinha. O grande volume de chuvas nesta região fornece a possibilidade de desenvolvimento em maior escala do uso de cisternas para abastecimento domiciliar.

 

References

ALMEIDA, Rogério. Amazônia, Pará e o mundo das águas do Baixo Tocantins. Estud. av., São Paulo , v. 24, n. 68, p. 291-298, 2010 .

GIATTI, L.L. Reflexões sobre água de abastecimento e saúde pública: um estudo de caso na Amazônia brasileira. Saúde e Sociedade. v.16, n.1, p.134-144, jan-abr 2007.

SESAN, Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Programa Cisternas – Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Brasil, 2003.

VELOSO, NSL; et.al. Água da chuva para abastecimento na Amazônia. Revista Movendo Ideias. v.17, n.1, 2012.

YIN, R. Estudo de caso. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Published

2019-11-19

How to Cite

Aires, R. di K. D., Maciel, D. O., Silva, L. C. da, Fonseca, L. C. M. M. da, Santos, C. C. G., Lima, A. C. G., Rodrigues, A. C. D., & Castro, R. G. (2019). Captação da água da chuva através de cisternas para uso doméstico pela população ribeirinha e os impactos para a qualidade de vida local: resultados preliminares / Rainwater abstraction from cisterns for domestic use by the riverine population and impacts on local quality of life: preliminary results. Brazilian Journal of Development, 5(11), 25196–25201. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-190

Issue

Section

Original Papers