Desempenho térmico da envoltória de edifícios na zona bioclimática 08: comparação entre os métodos de simulação e prescritivo do RTQ-R e o modelo de conforto adaptativo/ Building wrap thermal performance in bioclimate zone 08: comparison between RTQ-R simulation and prescription methods and adaptive comfort model

Authors

  • Alice Ruck Drummond Dias
  • Aldomar Pedrini
  • Bartira Freitas Calado

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-201

Keywords:

RTQ-R, simulação computacional, conforto adaptativo, envoltória

Abstract

Os regulamentos de eficiência energética de edifícios vêm ganhando importância como norteadores de projetos de edificações. Isso se deve ao atual contexto de racionalização de recursos e gradativa obrigatoriedade da etiquetagem, sendo importante o estabelecimento de critérios e métodos coerentes para reconhecer e aferir o desempenho de edifícios eficientes. O Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R) classifica a envoltória das edificações a partir do método prescritivo e de simulação, o qual vem passando por um período de amadurecimento, onde os métodos e critérios estão sendo aprimorados gradativamente. Nesse aspecto, o método de classificação por meio do conforto adaptativo, incluindo a consideração do movimento do ar, é amplamente aceito na literatura, porém não é contemplado diretamente no RTQ-R. Dessa forma, esse artigo visa comparar o desempenho térmico aferido pelos métodos de conforto adaptativo e métodos de simulação e prescritivo do RTQ-R no clima quente úmido em Natal/RN, na Zona Bioclimática 08. Foram simulados o desempenho térmico de combinações de Percentual de Abertura da Fachada (PAF) de 20%, 40%, 60%, 90%, e Fator de Céu Visível (FCV) pequeno (3%), médio (30%) e grande (50%), no software DesignBuilder. Os resultados apontaram coerência do modelo de conforto adaptativo e métodos prescritivo do RTQ-R em reconhecer a aplicação das estratégias bioclimáticas em 100% dos modelos, e incoerência do método de simulação do RTQ-R em aferir nível de eficiência compatível mostrando limitações na tabela de limites de (GHr) Indicador de Graus-hora para resfriamento.

References

ABNT. Desempenho térmico de edificações Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social - NBR 15220-3. Rio de Janeiro: ABNT. NBR15220-3: 29/04/2005, 2005. p.30.

______. NBR 15575: Edificações habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho. Rio de Janeiro, 2013.

AUTODESKa, Revit Server Overview. 2013.

AUTODESKb, INC. AutoCAD 2013.

BRAGA, N.B.Q. A Inter-Relação entre Distribuição Espacial e Desempenho Térmico em Residências Unifamiliares Naturalmente Ventiladas em Natal/RN. 2013. (Mestrado). Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Portaria n° 18, de 16 de janeiro de 2012. Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Residenciais (RTQ-R). Brasília, 2012.

______. Ministério do Planejamento. Normativa n° 02/2014/MPOG/SLTI: obrigatoriedade da etiqueta Procel em prédios públicos federais, de 4 de junho de 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/> . Acesso em: 8 abr. 2014.

______. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Portaria n° 50, de 1 de fevereiro de 2013. Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Eficiência Energética de Edificações (RAC). Brasília, 2013.

CARVALHO, J.P.V. Potencial de Iluminação Natural em sala de Aula para Natal/RN. 2014. (Mestrado). Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal.

DE DEAR, R.J. and BRAGER, G.S. (2002).Thermal comfort in naturally ventilated buildings: revisions to ASHRAE Standard 55, Energy and Buildings 34 (2002) (6), pp. 549–561.

DESIGNBUILDER SOFTWARE LTD. DesignBuilder, 2000-2009.

LAMBERTS, R; CANDIDO, C, DE DEAR, R, DE VECCHI, R. Towards a Brazilian Standard on Thermal Confort: Research Report Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de Sydney, Sydney, 2014.

LOURA, Rejage Magiag; ASSIS, Eleonora Sad de; BASTOS, Leopoldo E. G. Análise comparativa entre resultados de desempenho térmico de envoltórias de edifício residencial gerados por diferentes normas brasileiras. Encac/Elacac: Búzios, 2011.

MONTENEGRO. J.M. Análise da envoltória à luz do regulamento técnico da qualidade para o nível de eficiência energética de edificações residenciais (RTQ-R) em tipologias verticais no município de Natal/RN. (Mestrado). 2012. Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal.

MARSHALL, A. Ecotect Analysis 2010 2010.

MICROSOFT, Office Excel. 2010.

MORENO. V.P.C. Estratégias de Projeto e iluminação natural em escolas: uma Análise de Sistemas de Aberturas para o Clima Tropical quente e úmido. (Mestrado). 2015. Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal.

NEGREIROS, B. A. ; PEDRINI, A. Consideração do Movimento do Ar na Avaliação do Desempenho Térmico de Habitação Unifamiliar. In: XVI Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2012, Juiz de Fora. ENTAC: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2012.

PBEEDIFICA. Tabelas de classificação pelo método de simulação. Disponível em: < http://www.pbeedifica.com.br/etiquetagem/residencial/simulacao>. Acesso em: 10 março 2015.

PEDRINI. A, C. O. M. ; DIAS, A. R. D ; OLIVEIRA, P. A de ; HAZBOUN, V. D. ; MARTINS, M. R. ; PACHECO, G.H.S ; CARMO, F. A. L. C. ; RODRIGUES.C.O.M . Aplicação da etiquetagem do nível de eficiência energética de edifícios RTQ-C. In: XVI Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2012, Juiz de Fora. XVI Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2012.

QUEIROZ, N.; MONTENEGRO, J.; PEDRINI, A; TINOCO, M. Análises Paramétricas da Equação de Graus Hora de Resfriamento da Etiqueta Residencial do PROCEL para Zonas Bioclimáticas 5 e 8. In: XI ENCAC/ VII ELACAC, Rio de Janeiro, 2011.

SILVA, A.; GHISI, E. Análise comparativa dos resultados de desempenho térmico da envoltória de uma edificação residencial pelos métodos de simulação do RTQ-R e da NBR 15575-1. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 213-230, jan./mar. 2014.

Published

2019-11-19

How to Cite

Dias, A. R. D., Pedrini, A., & Calado, B. F. (2019). Desempenho térmico da envoltória de edifícios na zona bioclimática 08: comparação entre os métodos de simulação e prescritivo do RTQ-R e o modelo de conforto adaptativo/ Building wrap thermal performance in bioclimate zone 08: comparison between RTQ-R simulation and prescription methods and adaptive comfort model. Brazilian Journal of Development, 5(11), 25356–25370. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-201

Issue

Section

Original Papers