A expansão da educação profissional e superior na rede federal fluminense de ensino profissional / The expansion of vocational and higher education in Rio de Janeiro's federal network of vocational education

Authors

  • Mauro Sergio Pinheiro Dos Santos De Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-044

Keywords:

Educação profissional, Educação Superior, Instituto Federal, Desenvolvimento Local e Regional

Abstract

O Governo Federal, a partir de 2005 e com a revalorização e ressignificação da educação profissional no País, estabeleceu uma política pública nacional de Educação que visou expandir e desconcentrar a oferta da educação profissional da rede federal ensino, em vista de estabelecer novas perspectivas à educação nacional. Essas transformações estão intrinsecamente relacionadas às mudanças operadas no sistema produtivo de modo geral que tem repercutido no modo de atuação do Estado ao se engajar os territórios, nas escalas subnacionais, para o desenvolvimento nacional e a competição econômica. É com base nessas premissas que se estabeleceu a expansão e a desconcentração da rede federal de ensino profissional: a educação profissional para a elevação da educação da população atendida e na produção de inovações, a partir da prospecção das potencialidades locais e regionais. Assim, o Governo Federal estabeleceu um programa para a expansão da rede federal de ensino profissional, dividindo-o em três fases, cuja terceira ainda se encontra inconclusa. Nesse sentido, os resultados da expansão da rede federal de ensino profissional no estado do Rio de Janeiro são notórios, proporcionando uma relevante desconcentração da rede no território fluminense que se traduz não apenas em novas unidades de ensino, mas inclui, também, uma ampliação da oferta educativa que tem por base a educação profissional de nível médio atrelada à expansão da oferta de cursos superiores de diferentes tipos (licenciaturas, bacharelados, tecnólogos) e de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). Evidencia-se, nesse processo, que as escalas subnacionais foram munidas de renovadas possibilidades a partir do estabelecimento de novas unidades educativas que buscam, por meio da capitalização das particularidades e características locais e regionais, conceber novos meios de servirem à comunidade local no desenvolvimento. Destaca-se, assim, a ampliação da oferta de cursos profissionais, de graduação e de pós-graduação como propulsores de novas oportunidades que viabilizem renovar as economias locais, atender a diferentes anseios locais, ainda que tais papéis estejam em construção e não se desenvolvam de forma linear ou idêntica nas diferentes realidades do território fluminense. Além disso, apesar dos avanços, há nítidas disparidades entre as unidades que compõem a rede na oferta da educação profissional e acadêmica, sobretudo quando se considera a oferta de pós-graduação stricto sensu. Dessa forma, este trabalho apresenta uma reflexão sobre o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico local e regional, a partir da implementação de uma política pública de alcance nacional no âmbito da Educação brasileira e os resultados percebidos na configuração da rede federal de ensino profissional no estado do Rio de Janeiro, no período de 2005 a 2016.

References

ABRUCIO, Fernando Luiz. A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento. OLIVEIRA, Romualdo P. SANTANA, Wagner. Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: UNESCO, 2010.

ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia. Informação e conhecimento na inovação e no desenvolvimento local. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 3, p.9-16, set./dez, 2004. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652004000300002&lng=en&nrm=iso, acesso em 27 de junho de 2019.

ALBUQUERQUE, Francisco. El enfoque del desarollo económico local. Cuaderno de Capacitación, n. 1, Serie: Desarrollo Económico Local y Emplabilidad Programa AREA – OIT em Argentina – Italia Lavoro. Buenos Aires: Organización Internacional del Trabajo, 2004.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Relatórios de Gestão. https://contas.tcu.gov.br/econtasWeb/web/externo/listarRelatoriosGestao.xhtml;jsessionid=-s11dyRc+BdbIVBOX7rkG4WZ.host1d1:econtasWeb, acesso em 27 de junho de 2019.

BECKER, Bertha K. O governo do território em questão: uma perspectiva a partir do Brasil. Parc. Estrat. Brasília: v. 14, n. 28, 2009.

DIAS, Reinaldo; MATOS, Fernanda. Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Editora Atlas, 2012. 252 p.

DINIZ, Clélio Campolina. Globalização, escalas territoriais e política tecnológica regionalizada no Brasil. Belo Horizonte: UFMG/Cedeplar, 2001.

_________________. O papel das inovações e das instituições no desenvolvimento local. Anais do XXIX ENEC – Encontro Nacional de Pós-graduação em Economia. Salvador (BA), 2001.

IBAÑEZ, Pablo. Geografia e Inovação: uma abordagem urgente. Espaço Aberto, PPGG – UFRJ. V.4, n. 1, p. 131-138, 2014.

FLORO, E. F. O trabalho docente e verticalização do ensino nos Institutos Federais. Didática e Prática de Ensino na relação com a Sociedade. Ceará. EdUECE - Livro 3, 5 f. 2014. http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro3/356%20O%20TRABALHO%20DOCENTE%20E%20VERTICALIZA%C3%87%C3%83O%20DO%20ENSINO%20NOS%20INSTITUTOS%20FEDERAIS.pdf, acesso em 27 de junho de 2019.

________. Gerencialismo Educacional e precarização do trabalho docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tese (Doutorado). Marília (SP): UNESP, 2016. 151 p.

PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. PACHECO, Eliezer (org.). Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.

RÜCKERT, A. O processo de reforma do Estado e a Política Nacional de Ordenamento Territorial. BRASIL. Para pensar uma Política Nacional de Ordenamento Territorial. Brasília: Ministério da Integração Nacional, p. 31-39, 2005.

TAVARES, Moacir Gubert. Evolução da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: as etapas históricas da Educação Profissional no Brasil. IX ANPED Sul. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

ULTRAMARI, Clovis; DUARTE, Fábio. Desenvolvimento local e regional. Curitiba: InterSaberes, 1ª ed., 2012. 152 p.

Published

2020-01-07

How to Cite

Souza, M. S. P. D. S. D. (2020). A expansão da educação profissional e superior na rede federal fluminense de ensino profissional / The expansion of vocational and higher education in Rio de Janeiro’s federal network of vocational education. Brazilian Journal of Development, 6(1), 624–637. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-044

Issue

Section

Original Papers