Inspeção de qualidade dos blocos cerâmicos de vedação comercializados no município de Porto Velho – RO/ Quality inspection of ceramic sealing blocks marked in Porto Velho – RO

Authors

  • Monnike Yasmin Rodrigues do Vale
  • Clenes Gomes dos Santos Júnior
  • Marcelo Resende da Silva
  • Luciana Silvino Virgolino
  • Samara Laís Maia Bonfim

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-142

Keywords:

Resistência à compressão, bloco cerâmico, olaria.

Abstract

Este estudo teve como objetivo avaliar as características dos blocos cerâmicos de vedação comercializados no municípo de Porto Velho - RO. Foram coletadas 25 amostras de blocos cerâmicos de vedação de modo aleatório, livres de defeitos como trincas, rebarbas, entre outros capazes de impedir seu uso, de 3 cerâmicas distintas localizadas no município de Porto Velho-RO. Com o intuito de preservar a imagem das empresas produtoras dos blocos, a identificação foi realizada classificando as olarias em A-1, A-2 e A-3. Para determinação das características geométricas foram mensuradas as dimensões efetivas, espessura dos septos e paredes externas, desvio em relação ao esquadro e flechas, utilizando o paquímetro digital e esquadro metálico. Posteriormente foi determinada a massa seca individual dos blocos com o auxílio de estufa para secagem e balança, a massa úmida foi determinada após a imersão das amostras por 24 horas em água. O resultado da absorção foi calculado de acordo com a NBR 15270-3. Para a determinação da resistência a compressão, foram inicialmente determinadas as dimensões efetivas dos blocos e logo após prosseguiu com o capeamento dos blocos utilizando argamassa quartizolit, com espessura do capeamento não superior a 3 mm, realizando o processo de um lado e após 48 horas do outro. Posteriormente foi realizado o ensaio de resistência a compressão com o auxílio da prensa hidráulica ajustada a uma velocidade de 0,05 MPa/s com variação de ± 0,01 MPa/s. Todos os ensaios foram realizados de acordo com a NBR 15270-3. Dos resultados obtidos, as olarias A-1 e A-3 foram reprovadas no ensaio de caracterização geométrica, no entanto, todas as olarias foram aprovadas no ensaio de caracterização física e por fim somente a olaria A-1 foi aprovada no ensaio de caracterização mecânica.

References

ASSOCIACAO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND - ABCP. Má qualidade dos blocos de concreto pode comprometer a obra. São Paulo, 2007. Disponível em:<http://www.abcp.org.br>. Acesso em: 14 de jan. de 2019.

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15270-1: Componentes cerâmicos Parte 1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação: Terminologia e requisitos. Rio de Janeiro, 2005. 15 p.

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15270-3: Componentes cerâmicos Parte 3: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação: Terminologia e requisitos. Rio de Janeiro, 2005. 33 p.

Franciscon, A.; Carreira, M. Verificação da qualidade dos blocos cerâmicos de vedação comercializados em Peabiru, PR. Disponível em:

<http://www.dec.uem.br/eventos/enteca_2005/TXT/001-04.txt>. Acesso em: 19 de março de 2019.

Mergulhão, R.; Barreiro, M.; Taigy, A. Resultados da inspeção da qualidade do bloco de vedação comum: Estudo-piloto. Disponível em:

<http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1997_T3218.PDF>. Acesso em: 16 de março de 2019.

SANDES, Valmara de Souza. Estudo sobre a qualidade dos blocos de concreto em fábricas de Feira de Santana. 2008. 61 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.).

Published

2020-01-14

How to Cite

Vale, M. Y. R. do, Júnior, C. G. dos S., Silva, M. R. da, Virgolino, L. S., & Bonfim, S. L. M. (2020). Inspeção de qualidade dos blocos cerâmicos de vedação comercializados no município de Porto Velho – RO/ Quality inspection of ceramic sealing blocks marked in Porto Velho – RO. Brazilian Journal of Development, 6(1), 1995–2009. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-142

Issue

Section

Original Papers