A utilização do facebook e whatsapp em uma instituição de ensino público federal como suporte ao processo de ensino-aprendizagem / The use of facebook and whatsapp in a federal public education institution to support the teaching learning process

Authors

  • Marcos Vinícius de Souza Toledo
  • Bruno de Souza Toledo
  • Luiz Cláudio Gomes Maia

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-148

Keywords:

Educação, tecnologias, sala de aula, alunos, professores.

Abstract

O artigo relata pesquisa que analisou o uso de recursos computacionais por alunos de ensino técnico, do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado de Ponte Nova em apoio ao conteúdo ministrado pelos professores, perante as respostas dos questionários relatados pelos estudantes. Facebook e WhatsApp foram os recursos computacionais analisados em função de suas utilizações na disciplina de Introdução à Informática. Trata-se de um estudo de caso, com características de pesquisa quantitativa. A coleta de dados foi realizada de forma estruturada e conduzida junto aos alunos dos cursos Técnicos em Administração e Informática. Como resultado da pesquisa, foi verificado que os estudantes aceitaram a utilização das ferramentas computacionais como auxílio na prática pedagógica e consideraram que houve avanços no aprendizado da disciplina, aumentando a atenção e o interesse pelos conteúdos ministrados pelo professor e pelas atividades práticas propostas em sala de aula ou no laboratório de informática.

References

FISHER, R. A. Statistical methods for research workers. 30. ed. New York: Hafner, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LAKATOS, E.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LITTLE, R. J. A.; RUBIN, D. B. Statistical analysis with missing data. New York: John Wiley and Sons, 2014.

MENDES, A. TIC - Muita gente está comentando, mas você sabe o que é? Portal iMaster, mar. 2008. Disponível em: <http://imasters.com.br/artigo/8278/gerencia-de-ti/tic-muita-gente-esta-comentando-mas-voce-sabe-o-que-e/>. Acesso em: 07 jul. 2019.

PERES, H. H. C.; KURCGANT, P. O ser docente de enfermagem frente à informática. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 1, p. 101-108, jan./fev. 2004. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1852>. Acesso em: 01 jul. 2019.

REIS, E. Estatística multivariada aplicada. 4. ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2009.

SANTOS, E. F. G.; CRUZ, D. M.; PAZZETTO, V. T. (2002). Ambiente educacional rico em tecnologia: a busca do sentido. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2019.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Published

2020-01-14

How to Cite

Toledo, M. V. de S., Toledo, B. de S., & Maia, L. C. G. (2020). A utilização do facebook e whatsapp em uma instituição de ensino público federal como suporte ao processo de ensino-aprendizagem / The use of facebook and whatsapp in a federal public education institution to support the teaching learning process. Brazilian Journal of Development, 6(1), 2067–2075. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-148

Issue

Section

Original Papers