Análise Clássica de Avaliações: Um Estudo de Caso / Test Classical Analysis: a case study

Authors

  • João Vitor Baptista Moreira
  • Lidiane Maria Ferraz Rosa
  • Denilson Junio Marques Soares
  • Talita Emídio Andrade Soares

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-197

Keywords:

Avaliação, Psicometria, Teoria Clássica dos Testes.

Abstract

A necessidade de se produzir avaliações consistentes, capazes de estimar com precisão o grau de conhecimento em determinada área, fez surgir, no campo da Psicometria, uma teoria para análise de avaliações, conhecida como Teoria Clássica dos Testes (TCT). Esta teoria, composta por indicadores estatísticos de qualidade de itens, é comumente utilizada na determinação do nível de dificuldade e de discriminação de itens que compõem uma avaliação. Neste artigo, procurou-se aplicar estes conceitos em uma avaliação de matemática aplicada a estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio de Aplicação (CAp-COLUNI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para isto, primeiramente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, pautada nos principais trabalhos acadêmicos referentes à teoria e, em seguida, com o auxílio dos softwares Excel e R, foram realizadas as análises. Os resultados apontam para uma avaliação deficitária, cujos índices base de precisão e discriminação de itens não foram atingidos. Além disso, houve predominância de questões classificadas como fáceis, o que dificultaria estimar as habilidades dos respondentes. Dessa forma, sugere-se, que o processo de elaboração das avaliações seja mais cauteloso, tomando como princípios os processos de elaboração de itens dispostos na literatura, para que, consequentemente, produzam-se resultados mais significativos quanto à medição de habilidades em determinadas áreas do conhecimento.

References

BORGATTO, Adriano Ferreti e ANDRADE, Dalton Francisco de. Análise Clássica de Testes com diferentes graus de dificuldade. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, 23 (52), 146-156. 2012.

CHALMERS, R. P. mirt: A multidimensional item response theory package for the R environment. Journal of Statistical Software, Wien, v. 48, n. 6, p. 1-29, 2012.

HAIR JÚNIOR, J. et al. Multivariate data analysis. 7th ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2010. 785 p.

PASQUALI, L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. 397 p.

PASQUALI, L.; PRIMI, R. Fundamentos da teoria da resposta ao item TRI. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 2, n. 2, p. 99-110, 2003.

RABELO, Mauro. Avaliação educacional: fundamentos, metodologia e aplicações no contexto brasileiro. Rio de Janeiro: SBM, 2013.

REVELLE, W. psych: Procedures for personality and psychological research. Northwestern University, Evanston. Illinois, USA, 2014. Disponível em https://cran.r- project.org/web/packages/psych/index.html. Acesso em 15 abr. 2018.

RIZOPOULOS, D. ltm: An R package for latent variable modeling and item response analysis. Journal of statistical software, New York, v. 17, n. 5, p. 1-25, 2006.

SOARES, D. J. M. Teoria clássica dos testes e teoria de resposta ao item aplicadas em uma avaliação de matemática básica. 2018. 133P. Dissertação (Mestrado em Matemática). Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2018.

TÔRRES, F. C. Uma aplicação da teoria de resposta ao item em um simulado de matemática no modelo ENEM. 2015. 116 p. Dissertação (Mestrado em Matemática) Programa de Mestrado Pro?ssional em Matemática em Rede Nacional, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

VILARINHO, Ana Paula Lima. Uma proposta de análise de desempenho dos estudantes e de valorização da primeira fase da OBMEP. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

Published

2020-02-18

How to Cite

Moreira, J. V. B., Rosa, L. M. F., Soares, D. J. M., & Soares, T. E. A. (2020). Análise Clássica de Avaliações: Um Estudo de Caso / Test Classical Analysis: a case study. Brazilian Journal of Development, 6(2), 7962–7970. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-197

Issue

Section

Original Papers