A matemática como componente curricular nas séries iniciais do ensino fundamental: a legislação e algumas ressalvas pedagógicas / Mathematics as a curricular component in the initial series of elementary school: legislation and some pedagogical reservations

Authors

  • Luciano Tadeu Corrêa Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-183

Keywords:

Educação Matemática, Legislação do Ensino, Currículo.

Abstract

O artigo traz algumas observações sobre o ensino de matemática na Educação Básica e quais as propostas da legislação balizadora do currículo escolar e da Pedagogia para que se compreenda a finalidade de ensinar esses saberes nesse nível de escolarização. O objetivo é analisar qual a importância de se ensinar matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e quais as contribuições das Ciências da Pedagogia e da legislação para a efetivação do ensino desses saberes. Para a elaboração do trabalho, foi utilizado o método qualitativo, a partir da realização de uma pesquisa bibliográfica para a identificação de alguns pressupostos teóricos da Pedagogia direcionados ao ensino de matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e uma análise sobre o significado do ensino de matemática, identificado na legislação voltada para a elaboração do currículo escolar e aplicação do ensino dos saberes matemáticos nessa etapa. Os resultados apontam para uma tentativa de elaboração de uma legislação onde o ensino  que se mostre capaz de formular um currículo onde o ensino da matemática seja desenvolvido com base na formação integral dos sujeitos, mas que dentro dos pressupostos da pedagogia, se tornam insuficientes diante das exigências que esse projeto de formação demanda.

References

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 24 nov.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciclo II: Ensino e Aprendizagem de Matemática no 2º ciclo. Brasília: MEC/SEF, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz a terra, 1996.

LIBÂNEO, J. C. Didática: Velhos e novos Tempos. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

SILVA JÚNIOR, A. F; BORGES NETTO, M. Noções De Tempo E Espaço E Literatura Na Educação Infantil: Diálogos Em Sala De Aula. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 19, n. 2, dez. 2012.

SOUZA, G. R. O Ensino Da Geometria Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. Revista Pandora Brasil, n. 27, fev. 2011.

Published

2020-03-13

How to Cite

Medeiros, L. T. C. (2020). A matemática como componente curricular nas séries iniciais do ensino fundamental: a legislação e algumas ressalvas pedagógicas / Mathematics as a curricular component in the initial series of elementary school: legislation and some pedagogical reservations. Brazilian Journal of Development, 6(3), 12228–12236. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-183

Issue

Section

Original Papers