Aplicação do Software Expert Sinta objetivando o auxílio da tomada de decisão em situação de acidente de trabalho em uma madeireira / Application of the Software Expert Sinta objecting the decision making support in the situation of work accident in a logging

Authors

  • Maria Madalena Guerra Ferreira
  • Thayane Nascimento de Azevedo
  • Thiago Yuji Eguchi
  • Samuel Natividade Ferreira Junior
  • Ruy Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-367

Keywords:

Sistemas Especialistas, Segurança do Trabalho, Expert Sinta.

Abstract

A ocorrência de acidentes no local de trabalho está cada vez mais presente no meio corporativo. O presente artigo apresenta um estudo, cujo objeto é uma madeireira localizada na floresta amazônica, e possui o objetivo de aplicar o software expert sinta. A finalidade desta ferramenta consiste em obter um fluxo decisório que oriente as ações a serem executadas com clareza, após a ocorrência de um acidente de trabalho. O estudo utilizou este software, o qual facilitou à tomada de decisão do usuário de acordo com o perfil do acidente. Pode-se auferir que frequência de assertividades nas tomadas de decisões adotadas na empresa estudada, podem ser mais eficazes.

References

BOTELHO, S. G. R.; SIQUEIRA, E. G. Alan Turing e o Modelo da Máquina Universal. Faculdade de Administração e Informática. 2004.

DIVERIO, T. A.; MENEZES, P. B. Teoria da Computação - Máquinas ... e Complexidade, 1ª Edição, Editora: Escolar Editora / Zamboni, 2010.

EXPERTSINTA. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica, Volume 01, 2011.

FARIAS FILHO, M. C.; ARRUDA FILHO, E. J. M. Planejamento da Pesquisa Cientifica. Editora Atlas S.A., São Paulo, 2013.

GOLDSCHMIDT, R. R. Uma introdução à inteligência computacional: fundamentos, ferramentas e aplicações. Instituto Superior de Tecnologia do Rio de Janeiro, RJ, 2010.

MACHADO, F. T. DOS S. Desenvolvendo um Sistema Especialista baseado em regras para resolução de problemas na conexão de Internet no Software Expert Sinta. Trabalho de Conclusão de Curso da Ciência da Computação. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Santiago – RS. 2012.

MANUAL EXPERT SINTA (1998),http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfFXUAB/manual-expert-sinta. Acesso em: 13/03/2018.

MARIA, J. N.; SANTIAGO, R. Estudo sobre Características de Sistema Baseado em Conhecimento Aplicado ao Turismo. Universidade de Vale do Itajaí. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciência da Computação. Itajaí – SC. 2010.

MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos do Operacional ao Estratégico. Editora Saraiva. 13ª Edição, 2009

PAOLESCHI, B. CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Guia Prático de Segurança do Trabalho. Editora Érica. 1ª Edição, 2009.

PONTES, L. C. DE S. Cultura de Segurança e suas Implicações na Prevenção de Acidentes do Trabalho. Estudo de Caso em uma Empresa do Setor Metalúrgico. Dissertação de Mestrado em Administração. Faculdade Novos Horizontes. Belo Horizonte. 2008

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico - 2ª Ed, Editora Feevale, 2013.

PY, X. Sistemas Especialistas: Uma Introdução. Dissertação de Mestrado, Instituto de Informática Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2009.

REZENDE, S. O. Sistemas inteligentes: fundamentos e aplicações. São Paulo: Manole, 2005.

SILVA, I. de S.; SPRITZER, I. M. P. A.; OLIVEIRA, W. P. Importância da Inteligência Artificial dos Sistemas Especialistas. CONBEGE – Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Rio de Janeiro – RJ, 2004.

SILVA, I. S.; SPRITZER I M. P. A.; OLIVEIRA, W. Importância da Inteligência Artificial dos Sistemas Especialistas. Conbege – Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Rio de Janeiro – RJ, 2004

SILVA, M. P. da. A importância do uso de EPI na prevenção de acidentes de trabalho na indústria madeireira. Revista Facider; 2013.

SPIRLANDELLI, L. P.; SANTOS, G. H. D; RODRIGUES, L.; BANDOS, M. F. C. Sistemas Especialistas: Um Estudo de Caso. 2011.

YIN, R. K. Estudo de caso – planejamento e métodos. (2Ed.). Porto Alegre: Bookman. 2001

Published

2020-03-24

How to Cite

Ferreira, M. M. G., Azevedo, T. N. de, Eguchi, T. Y., Junior, S. N. F., & Silva, R. G. da. (2020). Aplicação do Software Expert Sinta objetivando o auxílio da tomada de decisão em situação de acidente de trabalho em uma madeireira / Application of the Software Expert Sinta objecting the decision making support in the situation of work accident in a logging. Brazilian Journal of Development, 6(3), 14704–14715. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-367

Issue

Section

Original Papers