Mapeamento de áreas de risco de deslizamento de solo e técnicas de prevenção no Município de Bragança Paulista com cálculos detalhados para aplicação de muro de arrimo de gabião / Mapping soil sliding risk areas and prevention techniques in the City of Bragança Paulista with detailed calculations for application of gabion retaining wall

Authors

  • Raquel da Silva Pinto
  • Rafael Augusto Valentim da Cruz Magdalena
  • André Augusto Gutierrez Fernandes Beati
  • Luciane de Souza Oliveira Valentim

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv4n3-091

Keywords:

contenção de solo, deslizamento, minimização, áreas de risco.

Abstract

O aumento populacional vem acarretando em ações antrópicas cada vez mais irresponsáveis intensificando a fragilidade do planeta. Por meio de técnica, o ser humano usa o conhecimento que tem da natureza a favor de seus próprios interesses, mas nem sempre atua de forma a respeitar o equilíbrio natural, provocando dessa forma a degradação ambiental. Essa interferência de caráter irresponsável somado as intempéries naturais resultam em desastres ambientais. Um fato que vem chamando a atenção é o aumento do registro de deslizamento de solo, geralmente em áreas habitadas inadequadamente, gerando impactos ambientais, sociais, econômicos e, infelizmente, perda de vidas. Na busca por conhecer as fragilidades e potencialidades de um local, este artigo trata-se da realização de um levantamento de áreas de risco no município de Bragança Paulista que já tenham registro de ocorrência ou que sejam suscetíveis a deslizamento de solo com características indicadas a receberem a aplicação de métodos de contenção que atendam aos objetivos de minimização do risco. Após uma triagem das informações, uma área de risco foi indicada para estudo aprofundado da técnica considerada eficiente para minimização do risco: muro de arrimo de gabião. Os cálculos realizados nesta etapa contribuíram para a geração de uma apostila resumida, mas detalhada, dos cálculos a fim de auxiliar outros estudantes.

References

BRASÍLIA. Ministério de Minas e Energia. Serviço Geológico do Brasil. Ação Emergencial para Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Inundações e Movimentos de Massa Bragança Paulista – São Paulo. Bragança Paulista: Governo Federal, 2012. 13 p.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE DESASTRES (CEPED); CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE DESASTRES (CEPED). Atlas brasileiro de desastres naturais 1991 a 2012: volume 2. Brasil. 2013.

GERSCOVICH, Denise M S. Muros de Arrimo. Disponível em: <http://www.eng.uerj.br/~denise/pdf/muros.pdf>. Acesso em: 02 out. 2016.

GOLDEMBERG, José; LUCON, Oswaldo. Energia, Meio Ambiente & Desenvolvimento. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (Brasil). Porcentagem de residentes nas zonas urbana e rural (2015). 2016. Disponível em: <https://teen.ibge.gov.br/sobre-o-brasil/populacoa/populacao-rural-e-urbana.html>. Acesso em: 03 fev. 2016.

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. Gabiões e outras soluções em malha hexagonal de dupla torção: necessidades e soluções. Publicação Técnica. 2010.

Medeiros, A.G.B & Cunha, R.P. (2005). Retroanálise de Uma Estrutura de Contenção do Tipo Estaca Prancha no Distrito Federal. INFOGEO 2005. Belo Horizonte. 347-352.

PAULISTA, André Miguel Teixeira. Como lançar o empuxo de solo em paredes de contenção? 2016. Disponível em: <https://suporte.altoqi.com.br/hc/pt-br/articles/115003832594-Como-lançar-o-empuxo-de-solo-em-paredes-de-contenção->. Acesso em: 07 abr. 2018.

PINEDO, André Silva. Meio Ambiente em Debate. 2007. Disponível em: <http://meio-ambiente-em-debate.blogspot.com.br/2007/01/fragilidade-de-nosso-planeta-bem-visvel.html>. Acesso em: 02 maio 2015.

TOMINAGA, L. K.;; SANTORO, J.; AMARAL, R. Desastres naturais: conhecer para prevenir – 3a ed. - São Paulo : Instituto Geológico, 2015. 196 p.

UNICAMP, Mapeamento de Áreas de Risco. Disponível em: <http://www.unicamp.br/fea/ortega/temas530/ricardo.htm>. Acesso em: 18 mai. 2016.

VALÉRIO FILHO, Mário et al. Mapeamento das áreas de riscos associados a escorregamentos de encostas no município de São José dos Campos-SP. Relatório Técnico Final, Convênio UNIVAP/PMSJC, Processo, n. 53.366, 2013.

VARELA, Marcio. Estruturas de Contenção. Disponível em: <http://docente.ifrn.edu.br/marciovarela/disciplinas/estruturas-de-contencao/apostila-sobre-muro-de-arrimo/view>. Acesso em: 03 out. 2016.

Published

2020-06-10

How to Cite

Pinto, R. da S., Magdalena, R. A. V. da C., Beati, A. A. G. F., & Valentim, L. de S. O. (2020). Mapeamento de áreas de risco de deslizamento de solo e técnicas de prevenção no Município de Bragança Paulista com cálculos detalhados para aplicação de muro de arrimo de gabião / Mapping soil sliding risk areas and prevention techniques in the City of Bragança Paulista with detailed calculations for application of gabion retaining wall. Brazilian Applied Science Review, 4(3), 1873–1889. https://doi.org/10.34115/basrv4n3-091

Issue

Section

Original articles