Reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos oriundo da merenda escolar por meio da compostagem / Reutilization of organic solid waste from school meals through composting

Authors

  • Ana Paula Ferreira Barbosa
  • Rakelyne Costa de Souza
  • João Felipe Maia Dias
  • José Felipe Tavares de Almeida
  • Fernando José Borges
  • Idelfonso Colares de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v3i2.1163

Keywords:

Educação Ambiental, Agroecologia, Ensino.

Abstract

Este trabalho corresponde a um Projeto de Extensão desenvolvido pelo IFTO-Campus Araguatins, realizado na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Denise Gomide Amuí, localizada no município de Araguatins-To. O objetivo foipromover a conscientização da comunidade educacional sobre questões ambientais, com foco na problemática de resíduos sólidos orgânicos e apresentar a compostagem como um excelente recurso para a diminuição destes resíduos. O projeto constituiu inicialmente com a implantação da compostagem, que foi realizada com os resíduos sólidos orgânicos, provenientes da merenda escolar, coletados num período de 23 dias, descartando os sábados e domingos. Ao invés de descartados, os resíduos foram transformados em um composto, rico em matéria orgânica, que foi destinado a horta implantada nas dependências da escola. No decorrer do projeto, a compostagem mostrou-se como uma importante ferramenta para o desenvolvimento da Educação Ambiental, de conscientização, realizada de uma maneira bem simples, além de fácil entendimento para todos os atores do projeto.

 

 

References

BRASIL. Lei nº 12.305 de 2 de agosto de 2010.Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União 02ago2010; 189º da Independência e 122º da República.

COMCAP. Caracterização física dos resíduos sólidos urbanos de Florianópolis. Coordenação geral de Flávia Vieira Guimarães Orofino. Florianópolis, 2002. CD-ROM.

C. A. R. Santos. et al. O processo da compostagem e seu potencial na reciclagem de resíduos orgânicos. Revista Geama. V.2, n. 1, p. 116-130. 2015.

HIRT, K. N. C. Reaproveitamento de resíduo orgânico doméstico por alunos do 5º ano do ensino fundamental. Medianeira, 34 p., 2012. Monografia (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

MARTINS et. al. Reaproveitamento de matéria orgânica oriunda da merenda escolar por meio da compostagem. In: XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba,2017

NETO et. al.Caracterização de resíduos sólidos orgânicos produzidos no restaurante universitário de uma instituição pública (estudo de caso). In: XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção- A energia que move a produção: um diálogo sobre integração, projeto e sustentabilidade. Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 09 a 11 de outubro de 2007.

NUNES, S. H. M. N.; MANFRED, F. Educação ambiental por meio da compostagem de resíduos sólidos orgânicos em escolas públicas de Araguari-MG. CAMINHOS DE GEOGRAFIA - Revista online. Uberlândia v. 8, n.24 p. 163 - 183 Página 163, ISSN 1678-6343. 2007.

TOCANTINS (Estado). Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado do Tocantins: panorama dos resíduos sólidos no estado. Palmas: SEMARH. 2016. 759 p

Published

2019-01-16

How to Cite

Barbosa, A. P. F., Souza, R. C. de, Dias, J. F. M., Almeida, J. F. T. de, Borges, F. J., & Freitas, I. C. de. (2019). Reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos oriundo da merenda escolar por meio da compostagem / Reutilization of organic solid waste from school meals through composting. Brazilian Applied Science Review, 3(2), 1161–1168. https://doi.org/10.34115/basr.v3i2.1163

Issue

Section

Original articles