Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão: Cursos extracurriculares de softwares a alunos da Escola de Minas – UFOP, Projeto “Aulões”, Curso de Informática Básica a Idosos de Ouro Preto e Projeto SEPTICA (Sistemas Ecológicos Para Tratamento Inteligente de Contaminantes dos Afluentes) - Cachoeira do Brumado / Teaching, Research and Extension Activities: Extracurricular software courses for students of Escola de Minas - UFOP, "Aulões" Project, Basic Informatics Course for the Elderly in Ouro Preto and SEPTICA Project (Ecological Systems for the Intelligent Treatment of Contaminants in the Affluents) - Cachoeira do Brumado

Authors

  • Paulo Henrique Pereira da Silva
  • Lívia de Andrade Ribeiro
  • Eduardo Mendes Lino
  • Igor Vinícius Silva Paiva
  • Jefferson de Oliveira Barbosa
  • Marcus Vinícius Lima Dias
  • Mauro Pio do Santos Júnior
  • Thainá Suzanne Alves Souza

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv4n6-015

Keywords:

Associação dos Aposentados, Fossas Sépticas, Lazer, Programas Computacionais, Saúde.

Abstract

Sustentadas nos pilares do ensino, pesquisa e extensão, as principais atividades do grupo PET Civil da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP estão direcionadas basicamente à melhoria dos cursos na instituição, ao atendimento às comunidades carentes dos municípios de Ouro Preto e Mariana, na tentativa de proporcionar melhorias na qualidade de vida dessas populações.

Desse modo, dentre as atividades que o grupo PET Civil UFOP desenvolve, destacam-se os cursos de softwares oferecidos aos alunos de Engenharia e Arquitetura da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, os ‘’Aulões’’ direcionados às disciplinas que são, historicamente, consideradas mais difíceis pelos discentes, o desenvolvimento do projeto de extensão SEPTICA - Cachoeira do Brumado, bem como o Curso de Informática Básica oferecido aos idosos por meio de uma parceria com uma associação de aposentados da cidade de Ouro Preto.

Aos alunos da Escola de Minas, o grupo PET Civil UFOP, em parceria com a Fundação Gorceix, oferece cursos de programas como AutoCAD 2D, AutoCAD 3D, Excel e MS Project. A necessidade da oferta de tais cursos deve-se ao fato de várias disciplinas na academia utilizarem esses programas como ferramentas para o desenvolvimento de projetos, e não serem oferecidos por tais matérias, tanto na área de planejamento, como nas disciplinas técnicas de engenharia. Os cursos são oferecidos semestralmente ao longo do período letivo e têm, em média, carga horária de 30 horas.

No âmbito acadêmico, o grupo PET Civil UFOP oferece aulas, que são conhecidas na Universidade como ‘’Aulões‘’, para disciplinas em que os alunos encontram maior dificuldade de compreensão do conteúdo, como por exemplo: Cálculo I, Hidráulica I, Teoria das Estruturas I e Obras de Terras. Esse projeto oferece aulas onde são levados aos discentes, soluções de exercícios básicos e suas aplicações dentro do curso de Engenharia Civil, além de esclarecer as eventuais dúvidas que os alunos possam vir a ter dentro do conteúdo estabelecido.

O grupo PET Civil UFOP, em atividade de extensão, ofereceu o curso de informática básica aos idosos do município, a fim de colaborar com a inclusão digital desse público. Além disso, em parceria com o PET Ambiental UFOP, a equipe desenvolveu o projeto SEPTICA - Cachoeira do Brumado, cujo objetivo era a recuperação da qualidade da água para atividades recreativas da cachoeira, localizada no distrito Cachoeira do Brumado no município de Mariana, bem como a implantação de programas de conscientização ambiental da comunidade ribeirinha.

References

Grupo PET Civil UFOP, Planejamento Anual do ano de 2015.

Published

2020-11-13

How to Cite

Silva, P. H. P. da, Ribeiro, L. de A., Lino, E. M., Paiva, I. V. S., Barbosa, J. de O., Dias, M. V. L., Júnior, M. P. do S., & Souza, T. S. A. (2020). Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão: Cursos extracurriculares de softwares a alunos da Escola de Minas – UFOP, Projeto “Aulões”, Curso de Informática Básica a Idosos de Ouro Preto e Projeto SEPTICA (Sistemas Ecológicos Para Tratamento Inteligente de Contaminantes dos Afluentes) - Cachoeira do Brumado / Teaching, Research and Extension Activities: Extracurricular software courses for students of Escola de Minas - UFOP, "Aulões" Project, Basic Informatics Course for the Elderly in Ouro Preto and SEPTICA Project (Ecological Systems for the Intelligent Treatment of Contaminants in the Affluents) - Cachoeira do Brumado. Brazilian Applied Science Review, 4(6), 3467–3473. https://doi.org/10.34115/basrv4n6-015

Issue

Section

Original articles