Produção e análise de biogás em perspectiva futura para geração de energia elétrica / Production and analysis of biogas in a future perspective for electricity generation

Flávia Maria Torres Lima, Rodney Joedson Santos da Silva, Francisco Alves dos Santos, Sara da Silva Barbosa, Jadilson Pereira de Barros

Abstract


A crescente atividade humana vem produzindo cada vez mais resíduos sólidos, que geram problemas devido ao descarte inadequado e a poluição. No entanto, estes resíduos podem gerar através da decomposição biológica da matéria orgânica o biogás, uma mistura gasosa composta principalmente por gás metano ( CH4) , gás carbônico (CO2) e umidade. A pesquisa apresenta dados referentes à produção do biogás a partir da decomposição da matéria orgânica, com a proposta de produzir energia elétrica e posteriormente reaproveitar o resíduo orgânico como biofertilizante. Foi produzido um protótipo de reatores para a geração do biogás composto por tubos de Policloreto de Vinila (PVC), conectados a uma proveta de 1L e galões de 5L, se faz necessário a adição de uma quantidade proporcional de água como forma de mobilizar os resíduos ali presentes para produção eficaz do gás metano.  Através dos resultados obtidos nos experimentos pode - se verificar a produção do gás em determinadas quantidades de esterco e resíduo orgânico analisando sua eficiência nesse contexto. Mediante a análise feita, os resultados obtidos foram satisfatórios para a quantidade de matéria orgânica utilizada, sendo assim, o projeto pode ser construído em grande escala para geração de energia elétrica por meio de um conjunto moto-gerador, onde essa energia elétrica pode ser utilizada tanto em residências urbanas quanto em áreas rurais devido à quantidade de matéria-prima

Keywords


Biogás, Energia elétrica, Resíduo orgânico.

References


BEZERRA, I.L.S. ,et Al. Produção de gás combustível: construção de um biodigestor caseiro. IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN, Currais Novos – RN, 10f. , 2013.

CARON, C.F., et Al. Geração de energia no campus a partir da biodigestão anaeróbica. Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba – PR ,2009.

COLLATO, L. ; LANGER, M. Biodigestor - resíduo sólido pecuário para a produção de energia. 2011. Unoesc & Ciência – ACET, Joaçaba, v.2, n.2, 10f. – 128, jul./dez., 2011.

FERREIRA, C.M., et Al. Biodigestor para o gás do lixo orgânico. Graduação em Engenharia de Produção do Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Belo Horizonte, MG. ,2011.

KARLSSON, T. et. Al. Manual Básico do Biogás. 1º ed., Lajeado: Ed. UNIVATES, 2014.

METZ,H.L., “Construção de um biodigestor caseiro para a demonstração de produção de biogás e biofertilizantes em escolas situadas em meios urbanos”, 2013, 39f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Lavras – MG, 2013.

PRATI, L. Geração de energia elétrica a partir do biogás gerado por biodigestores. 2010, 83f. Monografia apresentada ao curso de Graduação Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Paraná, 2010.

SANTOS,E.L.B, JUNIOR, G.N. Produção de biogás a partir de dejetos de origem animal. Curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia de Botucatu – SP, 11f. ,2013.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv5n4-015

Refbacks

  • There are currently no refbacks.