Cores e soluções: aplicando uma aula experimental para uma aluna com necessidades educacionais especiais (NEE)/ Colors and solutions: applying an experimental class for a student with special educational (NEEDS)

Authors

  • Anderson Rodrigues Ramos Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Priscila Tamiasso Martinhon

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv3n5-016

Keywords:

experimentação, inclusão, química.

Abstract

A inclusão e integração do aluno com algum tipo de necessidade educacional especial constitui um grande desafio para qualquer professor porque exige do profissional uma criatividade diferenciada que possa suprir a carência teórica e metodológica a respeito do assunto que carrega desde sua formação. Este trabalho tem como objetivo demonstrar os resultados de uma atividade experimental com uma aluna NEE de uma escola pública de Belo Horizonte (MG) partindo dos princípios da aprendizagem significativa de Ausubel. Os resultados, de natureza qualitativa, apontam um ganho não apenas de conhecimento, mas também na socialização dessa aluna que pode participar da atividade juntamente com o restante dos seus colegas.

References

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação. Transinformação, Campinas, v. 20, n. 2, p. 149-158, Aug. 2008.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Artmed editora, 2015.

MENEZES, Ebenezer Takuno de. O professor do futuro e suas competências. Edbrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/o-professor-do-futuro-e-suas-competencias/>. Acesso em: 29 de mar 2019.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1999.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial,1988.

BRASIL, Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. De 09 de outubro de 2007. Disponível em: <http://peei.mec.gov.br/arquivos/politica_nacional_educacao_especial.pdf.> Acesso em 12/fev/2019.

Published

2019-10-16

How to Cite

Ramos, A. R., & Martinhon, P. T. (2019). Cores e soluções: aplicando uma aula experimental para uma aluna com necessidades educacionais especiais (NEE)/ Colors and solutions: applying an experimental class for a student with special educational (NEEDS). Brazilian Applied Science Review, 3(5), 2137–2141. https://doi.org/10.34115/basrv3n5-016

Issue

Section

Original articles