A vida de calígula sob o olhar de suetônio: análise documental/ Life of Caligula under the look of Suetonius: a documentary analysis

Authors

  • Dinorah França Lopes
  • Jose Petrucio de Farias Junior

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv3n6-009

Keywords:

Biografia, Calígula, Imperador, Roma Antiga, Suetônio.

Abstract

O trabalho versa sobre a vida biografada do imperador romano Caio César Calígula, sob a perspectiva do escritor Caio Suetônio Tranquilo. Durante o período de existência desse império, foram produzidas muitas biografias dos imperadores, entretanto, apenas uma parte resistiu ao tempo. Ao longo dessa pesquisa, foram consideradas as possíveis interferências humanas na seleção das informações de que se tem registro, que são externas ao passar dos anos e influenciam as representações que temos hoje referentes a cada imperador.Buscamos, aqui discutir, especificamente, o lugar social no qual o biógrafo Suetônio esteve inserido, bem como seus argumentos e fontes de informação, e quais as possíveis intenções do autor na produção dessas narrativa para que entendamos as características que diferenciavam, na sociedade romana da antiguidade, o bom do mau imperador.Esta pesquisa qualitativa se justifica por contribuir com reflexões acerca das estruturas e da mentalidade social da Roma Antiga, ajudando na compreensão de elementos que ainda se fazem presentes na sociedade coeva. Seu resultado apontou para vestígios de uma narrativa tendenciosa do biógrafo romano na descrição das atitudes de Calígula.Enfim, foi concluída a imprescindibilidade do aquecimento dos debates que envolvem o papel do historiador na procura pela interpretação crítica das fontes, às quais, esses profissionais têm acesso.

References

ALFARO, Juan Pablo. La imagen de Calígula en Suetonio: realidad o construcción. Intus-Legere Historia, v.06, n.02, 2012.

COCHRAN, Larry R. Suetonius´s conception of imperial character. Biography, v.03, n.03, 1980.

CUNHA, Hugo de Araújo Gonçalves da. Poder e Violência em Sêneca na Época de Calígula: um Estudo do De Ira (século I d.C.). 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

FRANÇA, Tiago. JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 8, 2010, Maringá. Um estudo sobre a “As vidas dos doze césares” de Suetônio. Maringá: Universidade Estadual de Maringá e Programa de Pós-graduação em Educação, 2010.

JOLY, Fábio Duarte. Suetônio e a tradição historiográfica senatorial: uma leitura da Vida de Nero. História (São Paulo), v.24, n.02, 2005.

LIMA, Danielle Chagas de. Biografia e História na Vida de Calígula de Suetônio. Disponível em: <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/lle/article/view/105> Acesso em: 17 de março de 2019.

LIMA, Danielle. Historiografia e gênero biográfico na Vita Caligulae de Suetônio. Codex, v.02, n.01, 2010.

SILVA, Maria Aparecida de Oliveira. A biografia antiga como gênero literário. In: IPIRANGA JR, P; GARRAFONI, R. S; BRANDÃO, B. Modos de vida: crenças, afetividades, figurações de si do outro. Belo Horizonte: Crisálida, 2017.

SOBRAL, Aldo Eustáquio. Suetônio revelado: o texto narrativo biográfico e a cultura política em “As Vidas dos Doze Césares”. Tese (Doutorado em Letras Clássicas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras. Rio de Janeiro, p. 9. 2007.

SUETÔNIO. A vidas dos doze Césares. Brasília: Conselho Editorial do Senado Federal, 2012. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/539475> Acesso em: 11 de maio de 2019.

SUETÔNIO. Calígula e Nero. Rio de Janeiro: Agir, 2012.

Published

2019-11-13

How to Cite

Lopes, D. F., & Junior, J. P. de F. (2019). A vida de calígula sob o olhar de suetônio: análise documental/ Life of Caligula under the look of Suetonius: a documentary analysis. Brazilian Applied Science Review, 3(6), 2404–2411. https://doi.org/10.34115/basrv3n6-009

Issue

Section

Original articles