A utilização de ferramentas da qualidade em um processo de envase de bebidas / The use of quality tools in a beverage filling process

Bruno Lodo Pereira, Fernanda Akasaki Levy, Daniel França Lazarin

Abstract


Este trabalho procurou identificar e analisar os problemas que vinham ocorrendo com maior frequência no processo de envase de uma linha de produção de uma empresa do setor de bebidas e propor ações para a melhoria destes problemas por meio da aplicação das seguintes ferramentas da qualidade: diagrama de Pareto, diagrama de causa e efeito, matriz de priorização e 5 Porquês. Para realizar o estudo foi utilizado o método do estudo de caso e aplicada as abordagens tanto qualitativa como quantitativa. Para este estudo foram tratados os seguintes problemas: pacote mal formado e UPs fora de faixa, após a aplicação do diagrama de Pareto. Realizada a análise das causas dos problemas, diversas sugestões de melhoria foram propostas como, por exemplo, definir uma escala mais balanceada entre os operadores, treinar operadores a monitorarem posição das válvulas de água, entre outros.


Keywords


gestão da qualidade, ferramentas da qualidade, setor de bebidas.

References


BRYMAN, Alan. Quantity and quality in social research. Routledge, 2004.

CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Nova Lima, MG: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 1992.

CERTO, Samuel C.; PETER, J. Paul. Administração estratégica: planejamento e implementação da estratégia. 3ª Edição. São Paulo: Pearson 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1999.

JÚNIOR, Carlos Brandão. O pioneiro esquecido: Taylor e a gestão da qualidade nas empresas. Out. 2009. Disponível em: Acesso em: 28 Jun. 2017.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação cientifica. São Paulo: Atlas, 2007.

MELLO, Carlos Henrique Pereira; SALGADO, Eduardo Gomes. Mapeamento dos processos em serviços: estudo de caso em duas pequenas empresas da área de saúde. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2005.

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3ª Edição. Editora Atlas, 2012.

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 1999.

ROTONDARO, Roberto G. Seis Sigma: estratégia gerencial para a melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2009.

SUGITA, Yoneyuki. Pitfall Or Panacea: The Irony of US Power in Occupied Japan, 1945-1952. Routledge, 2003.

THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv6n3-027

Refbacks

  • There are currently no refbacks.