A utilização de ferramentas da qualidade em um processo de envase de bebidas / The use of quality tools in a beverage filling process

Authors

  • Bruno Lodo Pereira
  • Fernanda Akasaki Levy
  • Daniel França Lazarin

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv6n3-027

Keywords:

gestão da qualidade, ferramentas da qualidade, setor de bebidas.

Abstract

Este trabalho procurou identificar e analisar os problemas que vinham ocorrendo com maior frequência no processo de envase de uma linha de produção de uma empresa do setor de bebidas e propor ações para a melhoria destes problemas por meio da aplicação das seguintes ferramentas da qualidade: diagrama de Pareto, diagrama de causa e efeito, matriz de priorização e 5 Porquês. Para realizar o estudo foi utilizado o método do estudo de caso e aplicada as abordagens tanto qualitativa como quantitativa. Para este estudo foram tratados os seguintes problemas: pacote mal formado e UPs fora de faixa, após a aplicação do diagrama de Pareto. Realizada a análise das causas dos problemas, diversas sugestões de melhoria foram propostas como, por exemplo, definir uma escala mais balanceada entre os operadores, treinar operadores a monitorarem posição das válvulas de água, entre outros.

References

BRYMAN, Alan. Quantity and quality in social research. Routledge, 2004.

CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Nova Lima, MG: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 1992.

CERTO, Samuel C.; PETER, J. Paul. Administração estratégica: planejamento e implementação da estratégia. 3ª Edição. São Paulo: Pearson 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1999.

JÚNIOR, Carlos Brandão. O pioneiro esquecido: Taylor e a gestão da qualidade nas empresas. Out. 2009. Disponível em: <http://administradores.com.br/informe-se/producao-academica/o-pioneiro-esquecido-taylor-e-a-gestao-da-qualidade-nas-empresas/2337/download/> Acesso em: 28 Jun. 2017.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação cientifica. São Paulo: Atlas, 2007.

MELLO, Carlos Henrique Pereira; SALGADO, Eduardo Gomes. Mapeamento dos processos em serviços: estudo de caso em duas pequenas empresas da área de saúde. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2005.

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3ª Edição. Editora Atlas, 2012.

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 1999.

ROTONDARO, Roberto G. Seis Sigma: estratégia gerencial para a melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2009.

SUGITA, Yoneyuki. Pitfall Or Panacea: The Irony of US Power in Occupied Japan, 1945-1952. Routledge, 2003.

THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Published

2022-05-30

How to Cite

Pereira, B. L., Levy, F. A., & Lazarin, D. F. (2022). A utilização de ferramentas da qualidade em um processo de envase de bebidas / The use of quality tools in a beverage filling process. Brazilian Applied Science Review, 6(3), 1171–1188. https://doi.org/10.34115/basrv6n3-027

Issue

Section

Original articles