A modernização na cidade de Catalão (GO): um estudo de caso sobre a Avenida 20 de Agosto / Modernization in the city of Catalão (GO): a case study about the Avenida 20 de Agosto

Moises Alves Beserra, Ronaldo Silva, Raphaella Karla Portes Beserra, Pedro Luiz Teixeira de Camargo

Abstract


A avenida 20 de Agosto formada por residências de classe média alta no século XIX notada por ser charmosa e nobre, com Ruas de calçamento de Paralelepípedos e desejada pela burguesia sendo desde então a principal atenção desta cidade com identidade residencial, formada por grandes e luxuosas residências, ocupadas por pessoas de alto poder comercial, empresarial e político.  Por conseguinte, por estar numa região central da pequena Catalão do momento, inicia-se uma transformação de uso para misto, visto que no presente momento a Avenida 20 de Agosto passa ter um uso comercial. Nesta conjectura atual devido a chegada da ferrovia inicia ao que podemos chamar transformação. Surge um conjunto de impactos e as pessoas começam a migrar para novos bairros, e as charmosas casas começam a se tornar comércios, escritórios e serviços. E suposto que muitas casas foram demolidas por causa das suas frágeis estruturas. E isso é só o começo da transformação que influencia um crescimento e surgimento de novas ruas comerciais no entorno, novos bairros, atrativo para novas empresas e novos investidores. A avenida 20 de agosto é um instrumento urbano que se transformou, mas, as marcas do tempo, da arquitetura e do espaço geográfico continuam vivos, através da história, das edificações que foram adaptadas mas não perderam os traços arquitetônico da forma construtiva, de residências que ainda perduram, a forma da rua continua, a praça Getúlio Vargas apesar da reforma extravagante ainda continua com os mesmos traços. Os conjuntos de adaptações trouxeram os impactos sociais, políticos, ambientais e urbanísticos. Os impactos trouxeram novas empresas, novos investimentos e novos estilos arquitetônicos. Toda essa problemática surgiram como sendo o resgate à qualidade das mudanças, à procura de um  melhor planejamento urbano e mecanismos de controle ambiental, para que tanto o crescimento econômico quanto as demandas sociais sejam beneficiados.


Keywords


camadas.

References


BESERRA, R. K. P. Mulheres e política de moradias populares: o caso do Residencial Campo Alegre Módulo Ecológico, no setor Sul da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. 130F. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, Catalão, 2019.

CAMPOS Jr, P. B. Goiás nos trilhos. Disponível em: < http://www.imb.go.gov.br/pub/conj/conj2/03.htm>. Acesso em: 21 jan. 2021.

CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 2004.

IBGE. Histórico do município. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2021.

L. F. S., LIMA. Especulação imobiliária em Catalão (GO): A inserção urbana para moradores dos bairros localizados a Sudeste da BR-050 (2000-2017).138f. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, Catalão, 2019.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2013.

RODRIGUEZ, H. S. A importância da estrada de ferro para o estado de Goiás. Revista UFG, Goiânia/GO, Ano XIII, nº 11, p. 69-74, Dezembro/2011.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: EDUSP, 1996.

SILVA, M. V. Considerações preliminares sobre o processo de descentralização da área central de Catalão/Goiás. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA, 12., 2011, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG/Departamento de Geografia, 2011. 1CD-ROM, p. 1-17.

SILVA, M. V. Trabalho de campo no espaço urbano de Catalão/Goiás: uma proposta pedagógica. In: Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor, 8., 2015, Catalão. Anais [...]. Catalão/GO IG/ Universidade Federal de Goiás/ Regional Catalão - São Paulo-SP: AGB Nacional, 2015. v. 1. p. 1-20.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv6n3-031

Refbacks

  • There are currently no refbacks.