A utilização de jogos como forma de ensino e aprendizagem aos alunos do ensino médio noturno na cidade de Muzambinho-MG / The use of games as a way of teaching and learning to the middle school students in the city of Muzambinho-MG

Authors

  • Amanda Pereira Honório
  • Nádia Bento Petucco
  • Larissa Batista de Sousa
  • Laís Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v2i4.507

Keywords:

Jogos, Animais em Extinção, Bioindicador.

Abstract

O ensino de Biologia atualmente exige um tratamento didático que direcione a atenção e o envolvimento do aluno. Portanto este texto tem como objetivo apresentar algumas considerações a partir de práticas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho, com alunos do ensino médio e EJA, na disciplina de Biologia, mais especificamente nos conteúdos relacionados com Zoologia. Com essa problemática fez-se o uso jogos que tinham como objetivo desenvolver uma forma diferenciada no tratamento dos conteúdos, sendo que o jogo em questão foi uma adaptação do jogo de tabuleiro conhecido como “Cara a cara” que é jogado em duplas e há a presença de um tabuleiro. Foi observado o interesse dos alunos, havendo uma competição e interação saudável entre eles, tendo assim uma troca de conhecimento. Desse modo o trabalho obteve um resultado satisfatório, principalmente na perspectiva de uma abordagem do ensino de biologia diferente do que comumente é feito.

References

KONDER, L. A ludicidade como fator libertador. In: Nós da Escola. Rio de Janeiro: Prefeitura/Educação, 2006.

LEGEY, A. P. et al. DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: UM OLHAR VOLTADO À FORMAÇÃO DE FUTUTOS DOCENTES DE CIÊNCIAS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Santa Catarina, v. 5, n. 3, p.49-82, nov. 2012.

LIMA, R. de F. et al. USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BOTÂNICA. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10. 2011, Curitiba. Anais. Curitiba: Educere, 2011. p. 12810 - 12815.

MIRANDA, S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. In: Ciência Hoje, v.28, 2001 p. 64-66.

SANTOS, A. B. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA. Revista Electrónica de Investigación En Educación En Ciencias, Ciudad Autónoma de Buenos Aires República Argentina, v. 5, n. 2, p.27-31, ago. 2010.

Published

2018-09-25

How to Cite

Honório, A. P., Petucco, N. B., Sousa, L. B. de, & Barbosa, L. (2018). A utilização de jogos como forma de ensino e aprendizagem aos alunos do ensino médio noturno na cidade de Muzambinho-MG / The use of games as a way of teaching and learning to the middle school students in the city of Muzambinho-MG. Brazilian Applied Science Review, 2(4), 1214–1218. https://doi.org/10.34115/basr.v2i4.507

Issue

Section

Original articles