A prática na mata atlântica: I jornada socioambiental Cturiana / The practice in the Atlantic forest: I socio-environmental day Cturiana

Authors

  • Cássio de Almeida Pires
  • Carol Fiorini Ramos Giovanini
  • Leliene dos Anjos Rosa
  • Letícia Castro Nogueira
  • Osmar de Freitas Neves Junior
  • Camila de Almeida Pires

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v2i5.567

Keywords:

Educação ambiental, CTUR, meio ambiente, integração social.

Abstract

Com o objetivo de promover melhor abordagem e aprendizagem dos conceitos ambientais, foi realizado no período de 13 a 18 de fevereiro de 2016 a I Jornada socioambiental organizada pelos estudantes do curso técnico de Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR/UFRuralRJ). Como forma de praticar os conceitos teóricos obtidos durante o evento, bem como aqueles adquiridos ao longo do curso técnico, os alunos realizaram uma visita técnica para o Centro de Pesquisas Iracambi, localizado no município de Rosário da Limeira-MG. Os alunos vivenciaram oficinas voltadas para a prática ambiental, debates sobre mudanças climáticas, assim como os projetos de pesquisas realizados pelo Centro na Serra do Brigadeiro. O evento foi fundamental para elucidar questões em diversos eixos pedagógicos: corpo, arte e relações sociais, integração com os alunos, questões ambientais atuais, prática ambiental e atuação técnica, comunicação e linguagens.

References

Bensusan N (2006) Conservação da biodiversidade em áreas protegidas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 176 p.

Carvalho ICM(2004) Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 1ed. São Paulo: Cortez, 256 p.

Little PE (2001) Os Conflitos Socioambientais: um campo de estudo e de ação política. In: BURSZTYN, M. A difícil sustentabilidade. Rio de Janeiro: Garamond. 107-122 p.

Mannheim K (1962) Introdução à sociologia da educação. 5ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Souza MFR (2014) Política Pública para Unidades de Conservação no Brasil: Diagnóstico e propostas para uma revisão. Rio de Janeiro: Lumen Juris.

Published

2018-10-10

How to Cite

Pires, C. de A., Giovanini, C. F. R., Rosa, L. dos A., Nogueira, L. C., Neves Junior, O. de F., & Pires, C. de A. (2018). A prática na mata atlântica: I jornada socioambiental Cturiana / The practice in the Atlantic forest: I socio-environmental day Cturiana. Brazilian Applied Science Review, 2(5), 1770–1777. https://doi.org/10.34115/basr.v2i5.567

Issue

Section

Original articles