Amazônia Brasileira no discurso oficial veiculado em meio impresso, desde associações à arquitetura e urbanismo / Brazilian Amazon in the official discourse in print, from associations to architecture and urbanism

Vládia Pinheiro Cantanhede Heimbecker, Renato Luiz Sobral Anelli

Abstract


Neste trabalho são exploradas imagens de Arquitetura e Urbanismo, difundidas durante o regime militar no Brasil, em publicações tematizadas na Amazônia brasileira. É conferido realce a fontes impressas nas quais registros de edificações reforçaram um discurso de teor desenvolvimentista, junto a representações alinhadas à propaganda oficial, de uma modernização amazônica sob a tutela do Estado. Em perspectiva histórica, partindo de referenciais bibliográficos críticos às práticas estatais nos anos em questão e da constatação empírica da interdependência produzida entre formas escritas e visuais, são discutidos significados subjacentes a esta relação, consonantes à retórica da integração da Amazônia ao país. São destacadas menções escritas às imagens, referenciadas em realizações pregressas de Arquitetura e Urbanismo, na revista Amazônia é Brasil, de finais dos anos de 1960, no Catálogo da exposição fotográfica do 5º aniversário da SUDAM, de 1971 e na compilação Brazil development n.3, de 1972. A aproximação às fontes proposta com o presente artigo é feita com a identificação de obras e projetos icônicos evocados, de tipificações de modos de vida postos alinhados aos referenciais de modernidade associados à Amazônia brasileira pelo Estado, em especulações sobre a visualidade construída com o conjunto das imagens levantadas. Neste conjunto, certa produção de Arquitetura e Urbanismo foi propagada junto à valorização da urbanidade, de novas atividades econômicas industriais, de práticas de domínio do meio natural e controle do território, enunciando a magnitude da presença do Estado na região em sua concepção oficial de desenvolvimento.”


Keywords


Regime militar no Brasil, Propaganda, Amazônia, Imagens de modernidade, Arquitetura e Urbanismo.

References


BECKER, Betha K. Amazônia Geopolítica na virada do III Milênio. Rio de Janeiro,Ed. Garamond, 2009.

_______ A urbe amazônida. Rio de Janeiro: Garamond, 2013.

ESPADA, Heloisa. Fotografia, arquitetura, arte e propaganda: a Brasília de Marcel Gautherot em revistas, feiras e exposições. Anais do Museu Paulista. São Paulo, N. Sér.v.22.n.1. p.81-105, jan-jun, 2014.

FRANKLIN, Cleber Batalha. Geopolítica dos Governos Militares para a Amazônia Brasileira. Olhares Amazônicos, Boa Vista, v.2, n.01, jan/ jul. de 2014, p.332-347. ISSN 2318-1095.

LARA, Fernando Luiz. A insustentável leveza da modernidade. In: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.057/500, acessado em janeiro de 2017.

LIRA, Sérgio Roberto B. de. Morte e ressurreição da SUDAM. Uma análise da decadência e extinção do padrão de planejamento regional na Amazônia. Tese de Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, NAEA. Belém: Universidade Federal do Pará, 2005.

MARQUES, Adriana Aparecida. Amazônia: pensamento e presença militar. Tese de Doutorado em Ciência Política. São Paulo: FFLCH – USP, 2007.

MEDEIROS, Rodrigo Augusto Lima de. Decodificando a internacionalização da Amazônia em narrativas e práticas institucionais: governos da natureza no Brasil e nos EUA. Tese de Doutorado em Estudos Comparados sobre as Américas, Ciências Sociais. Brasília: UNB, 2012.

MENEZES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História Visual. Balanço provisório, propostas cautelares. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v.23, n.45, p.11-23, 2003.

KOHLHEPP, Gerd. "Conflitos de interesse no ordenamento territorial da Amazônia brasileira." Estudos Avançados 16 (45), 2002: 37-61.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Integrar para entregar. Políticas públicas e Amazônia. Campinas: Papirus, 1988.

RABELLO, Antônio Cláudio. "Amazônia: uma fronteira volátil." Estudos Avançados 27 (78), 2013: 213-235.

SERÁFICO, José, e Marcelo SERÁFICO. “A Zona Franca de Manaus e o capitalismo no Brasil.” Estud. av. [online], 2005: 99-113 ISSN 0103-4014.

SOUZA, Márcio. "Amazônia e Modernidade." Estudos Avançados (16) 45, 2002: 31¬36.

—. Breve História da Amazônia. Rio de Janeiro: Agir, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34115/basr.v2i6.590

Refbacks

  • There are currently no refbacks.