Projeto pré-cálculo: reforço matemático para os cursos de engenharia em trilhas de aprendizagem do ensino híbrido / Pre-calculus project: mathematical reinforcement for engineering courses in blended teaching-learning tracks

Authors

  • Ubirajara Carnevale de Moraes
  • Vera Lucia Antonio Azevedo
  • Marili Moreira da Silva Vieira
  • Celina A. A. P. Abar

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.754

Keywords:

Ensino Híbrido.Ambiente Virtual.Pré-Cálculo.

Abstract

O projeto Pré-Cálculo realizado no 1º sem/2018 teve como objetivo pesquisar metodologias inovadoras que são utilizadas em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem gratuito. Como objetivos específicos investigou-se como as metodologias ativas como a Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida) cria condições favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Matemática no Ensino Superior, e, em especial, os conceitos de Pré-Cálculo necessários ao desenvolvimento do componente curricular de Cálculo Diferencial e Integral I nos cursos de Engenharia e Exatas. Com trilhas de aprendizagem no Ambiente Virtual contendo roteiros, exercícios, vídeos, atividades e gabaritos, a sala de aula invertida exigiu dos alunos uma postura ativa e protagonista no processo de estudo. Como parceiro do professor, o aluno assumiu uma responsabilidade em seu aprendizado, respeitado seu tempo, conhecimento e habilidades pessoais, garantindo a personalização do ensino, onde o Ambiente Virtual permitia que ele avançasse de acordo com seu aproveitamento. Os encontros presenciais com o professor não eram mais aulas expositivas, mas sim espaços de reflexão para discutir os conteúdos vistos e explorados no Ambiente Virtual e que agora poderiam ser trabalhados de forma diferente e focada nas dificuldades encontradas e no aprofundamento de conceitos e futuros conteúdos. Os resultados positivos obtidos mostraram que os alunos participantes do projeto apresentaram melhoras em seu desempenho na disciplina em questão. As Trilhas de Aprendizagem, resultado de uma arquitetura cognitiva do professor, poderão ser construídas também com os demais componentes curriculares do currículo da Graduação.

 

References

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

CHRISTENSEN, C., Horn, M. & Johnson, C. Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessária à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

IRIAS, D. F.; Vieira, J. P., MIRANDA, P. R.;SILVA, R. C. Cálculo Diferencial e Integral I: Analisando as dificuldades dos alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. Disponível em:<http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/redumat/article/view/343>. Acesso em 2 maio 2018.

LUCKESI, C.; BARRETO, E.; Cosma, J.; BAPTISTA, N. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2011

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.

PRADO, M. E. B. B. Articulando saberes e transformando a prática. Disponível em: <http://eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto23.pdf>. Acesso em: 2 maio 2018.

SANTOS, E. O.;OKADA, A. L. P. (2003). A construção de ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias plurais e gratuitas no ciberespaço. Disponível em: <http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/home/ava.pdf>. Acesso em: 01 maio 2018.

SILVA, M. A. et al. Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral: estudo de caso com alunos do curso de licenciatura em Química. Disponível em: <http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1617/882>. Acesso em: 21 abr. 2018.

TORI, R. Cursos híbridos ou blendedlearning. En Litto, F. M. ;Formiga, M. M. M. (Orgs.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010.

Published

2018-11-13

How to Cite

Moraes, U. C. de, Azevedo, V. L. A., Vieira, M. M. da S., & Abar, C. A. A. P. (2018). Projeto pré-cálculo: reforço matemático para os cursos de engenharia em trilhas de aprendizagem do ensino híbrido / Pre-calculus project: mathematical reinforcement for engineering courses in blended teaching-learning tracks. Brazilian Applied Science Review, 3(1), 269–281. https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.754

Issue

Section

Original articles