Proposta de uma ferramenta computacional para facilitar a aprendizagem sobre caminhamento em grafos / Proposal of a computational tool to facilitate the learning about walking in graphs

Authors

  • Jonathas Gonçalves Picoli
  • Rafael Vargas Mesquita dos Santos
  • Thiago Machado Mendes

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.864

Keywords:

Teoria do Grafos, Programação, Elementos gráficos

Abstract

Este projeto propõe o desenvolvimento de um protótipo para uma aplicação desktop, que permita ao professor deter ferramentas gráficas que possam auxiliá-lo a lecionar disciplinas de programação que incluam a teoria dos grafos. Como método de pesquisa foram realizadas avaliaçõescomjunto a um professor de programação, no Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim, afim de verificar onde se encontram as maiores deficiências do método atual. Definidos os pontos a serem melhorados, o sistema utilizará elementos gráficos associados ao código fonte, evidenciando seu funcionamento e facilitando o seu entendimento por parte dos alunos, buscando tornar o processo mais claro e otimizando o resultado da aula.

 

References

INEP.Resumotécnico censo da educaçãosuperior 2015. 2015. Disponível em<http://download.inep.gov.br/educacaosuperior/censosuperior/resumotecnico/resumotecnicocens20Abril2018.

GONZALEZ, S. Procuram-se profissionais de TI. 2017. Disponível em<http://www.brasscom.org.br/brasscom/Portugues/detNoticia.php?codNoticia=400& codArea=2codCategoria=26>. Acesso em: 6 setembro 2017.

MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem. UFRJ. Rio de Janeiro, 2003.

FIGUEIREDO, R. T.; FIGUEIREDO, C. Wargrafos–jogo para auxílio na aprendizagem da disciplina de teoria dos grafos. X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames 2011), 2011.

SANTOS, R. P. et al. O uso de ambientes gráficos para ensino e aprendizagem de estruturas de dados e de algoritmos em grafos. In: Anais do XVI Workshop sobre Educação em Computação, XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. [S.l.: s.n.], 2008. p. 157–166.

MELO, V. A. de; SILVEIRA, D. S. da; JURKIEWICZ, S. Teoria de grafos: Uma proposta de objeto de aprendizagem para o modelo ead, 2009.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. [S.l.]: Papirus Editora, 2000.

LOZADA, L. A. P. A-graph: Uma ferramenta computacional de suporte para o ensino-aprendizado da disciplina teoria dos grafos e seus algoritmos. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.: s.n.], 2014. v. 3, n. 1, p. 61.

SILVEIRA, E. B. de A.; SILVA, M. O. da. Desenvolvimento de um aplicativo educacional para o estudo de teoria dos grafos, 2016.

BRAGA, M. J. d. C.; GOMES, L. F. A. M.; RUEDIGER, M. A. Mundos pequenos, produc¸a˜oacadeˆmicaegrafosdecolaborac¸a˜o:umestudodecasodosenanpads. RevistadeAdministrac¸a˜oPu´blica-RAP,SciELOPublicHealth,v.42,n.1,2008.

JR, C. A. D. Aumentando a eficiência da solução de problemas de caminho mínimo em sig. Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte, 1997.

Published

2018-11-29

How to Cite

Picoli, J. G., Santos, R. V. M. dos, & Mendes, T. M. (2018). Proposta de uma ferramenta computacional para facilitar a aprendizagem sobre caminhamento em grafos / Proposal of a computational tool to facilitate the learning about walking in graphs. Brazilian Applied Science Review, 3(1), 712–720. https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.864

Issue

Section

Original articles