Desempenho de frangos de corte alimentados com dietas contendo óleo de soja / Performance of chicken feeded with diets containing soybean oil

Autores

  • Rafaela Cavalcante Calixto
  • Lucyana Vieira Costa
  • João Darós Malaquias Júnior
  • Maria Ivete de Moura
  • Francine Oliveira Souza Duarte

DOI:

https://doi.org/10.34188/bjaerv3n2-026

Palavras-chave:

efeito, lipídeos, desempenho, produção, rentabilidade

Resumo

A indústria avícola tem utilizado o óleo de soja na formulação de rações para aumentar o nível de energia metabolizável fornecida aos animais. O fornecimento de alimentos com maior teor de energia e proteína para frangos de corte, reduz o consumo, mantém o ganho de peso e melhora a conversão alimentar. Afim de avaliar o efeito da inclusão de óleo de soja na dieta de frangos de corte, foi conduzido um experimento usando frangos da linhagem Cobb, dos 9 aos 37 dias de vida. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado e os animais foram separados em grupos com dietas contendo 0%, 4% e 8% de inclusão de óleo de soja. Não foi encontrado diferença significativa para ganho de peso, consumo alimentar e conversão alimentar entre os tratamentos. Sob as condições deste experimento pode-se afirmar que a inclusão de óleo de soja não influenciou no desenvolvimento dos frangos de corte.

Referências

BUENO, C. F. D. Comparação de Programas de Alimentação para Frangos de Corte: 4 e 14 fases. 2014. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias / Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal.

GALLINGER, C.I.; KESSLER, A.M. Lipídios na nutrição de aves: digestão e absorção. Tópicos em Produção Animal. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, 1999. v.1, p.12-26.

LARA, L.J.C.; BAIÃO, N.C.; AGUILAR, C.A.L. et al. Efeito de fontes lipídicas sobre o desempenho de frangos de corte. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.57, p.792-798, 2005.

OLIVEIRA, M. C. Mananoligossacarídeos e complexo enzimático em dietas para frangos de corte. Revista Brasileira de Zootecnia, v.38, n.5, p.879-886, 2009. Níveis de óleo e adição de complexo enzimático na ração de frangos de corte.

PUCCI, L. E. A. Níveis de Óleo e Adição de Complexo Enzimático na Ração de Frangos de Corte. Revista Brasileira de Zootecnia, v.32, n.4, p.909-917, 2003.

ROSTAGNO, H. S.; ALBINO, L. F. T.; DONZELE, J. L.; et al. Composição de alimentos e exigências nutricionais de aves e suínos (Tabelas Brasileiras). 3 ed Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa – Departamento de Zootecnia, p. 252, 2011.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

Calixto, R. C., Costa, L. V., Júnior, J. D. M., Moura, M. I. de, & Duarte, F. O. S. (2020). Desempenho de frangos de corte alimentados com dietas contendo óleo de soja / Performance of chicken feeded with diets containing soybean oil. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 3(2), 670–674. https://doi.org/10.34188/bjaerv3n2-026

Edição

Seção

Artigos originais