Ciclo PDCA aplicado na indústria do pescado / PDCA cycle applied in the fish industry

Beatriz Cristina Lopes, Joseanna de Paiva Alves

Resumo


O ciclo PDCA é uma ferramenta aplicada na melhoria de processos de gestão caracterizado por ser um método de melhoria da qualidade por meio de um sistema de ciclo contínuo, onde a qualidade subirá um novo nível a partir da conclusão de cada ciclo. As indústrias de pescado desenvolvem, em muitos países, um papel importante na economia, gerado pela abundância, diversidade de espécies e qualidade nutricional. Atualmente passam por grandes desafios para superar e atender a demanda do consumidor perante a qualidade, segurança alimentar e impactos socioambientais gerada pela atividade, além da adequação da legislação sobre a qualidade do pescado. Toda indústria de pescado deve estar de acordo com Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e Boas Práticas de Fabricação (BPF), os quais são exigências para o sistema de Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle – HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) que, integrados, formam a base da administração da segurança e qualidade de uma instituição da área de alimentos. Dessa forma, o ciclo PDCA é utilizada como ferramenta para implantação dessas ferramentas nas indústrias.


Palavras-chave


POP, BPF, HACCP.

Texto completo:

PDF

Referências


AHUJA, H. N. et al. Project Management: techniques in planning and controlling onstructionprojects. New York: John Wiley & Sons, 1994. 505p.

ALBUQUERQUE, Ananélia Claudia Rodrigues de Queiroz. 1972 - Avaliação da aplicação do ciclo PDCA na tomada de decisão em processos industriais Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal do Pará. Instituto de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Processos, Belém, 2015.

ANDRADE, Paulo.Ciclo de Deming ou Ciclo PDCA. São Paulo, 2010. Disponível em:

ANDRADE Fábio Felippe de. O MÉTODO DE MELHORIAS PDCA.157f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

BARROS, E. 2017. PDCA/PDSA o que é? Quando devo usar? LINKED IN. Disponível em.

BEGHELLI, P. 2015.Dicas para aplicar e combinar o ciclo PDCA com outras ferramentas de gestão. Disponível em

BEZERRA, Filipe. 2014. Ciclo PDCA: Doconceito à aplicação.

CAMARGO, W. 2011. Controle de Qualidade Total. © INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – PARANÁ –EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

CAMPOS, Vicente Falconi.ControledaQualidade Total. Rio de Janeiro: Editora Bloch, 3ª edição, 1992.

CARPINETTI, Luiz César Ribeiro; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick; GEROLAMO, Mateus Cecílio. Gestão da Qualidade: ISO 9001:2000 princípios e requisitos. São Paulo: Atlas, 2007 p. 1-65.

CHAVES, J. B. P. Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos. Viçosa: Departamento de Tecnologia de Alimentos (UFV), 1997. 150p.

DEMING, William Edward. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1990.

DROPA, M.F.et al. 2010. A importância da utilização da ferramenta PDCA relacionado a aplicação de uma ferramenta de Gestão Ambiental Empresarial. 5° Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais.

FAO.2009. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO. The State of World Fisherie sand Aquaculture 2008.Disponívelem:.

IVANKIU, C. 2008. IMPLANTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM INDÚSTRIA DE PESCADOS. Monografia (Curso de Pós-Graduação em Segurança Alimentar em Indústrias e Serviços de Alimentação): Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba-PR.

JULIÃO, Alessandra Matos. Development of a model for implantation of an Integrated Management System (ISO22000, ISO 14001, OHSAS18001, SA8000) infishery i ndustry. 2010. 366f. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.

LOURENÇO, Maristela Soares. A água na indústria de pescado e no segmento de alimentação coletiva: uso da avaliação do ciclo de vida como ferramenta para o desenvolvimento sustentável. 2012. [230 f.]. Tese (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - Rio de Janeiro].

MARIANI, Celso Antonio. MÉTODO PDCA E FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS: UM ESTUDO DE CASO. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 110-126, 2005.

MARSHALL, I. Jr. Gestão da Qualidade. 8 ed. Rio de Janeiro - RJ. Editora FGV., 2006. 195 p.

NASCIMENTO, A.F.G. A utilização da metodologia do ciclo PDCA no gerenciamento da melhoria contínua. Tese (MBA em Gestão Estratégica da Manutenção, Produção e Negócios) – NúcleodePós Graduação e ao Instituto Superior de Tecnologia – ICAP-MG, Faculdade Pitágoras, Minas Gerais, 2011.

NASCIMENTO, G. A.; BARBOSA, J. dos S. BPF – Boas praticas de fabricação: uma revisão. Revista Higiene Alimentar. São Paulo, v. 21, n. 148, p. 24-30, jan/fev. 2007.

NING, Jing Feng et al. PDCA Process Application in the Continuous ImprovementofSoftware Quality. International Conference on Computer, Mechatronics, Control and Electronic Engineering (CMCE), 2010.

ROSSITER, K.W.L. Sistema de gestão de segurança de alimentos na produção industrial: uma abordagem da implantação da norma NBR ISO 22000:2006 – em uma indústria do estado de Pernambuco. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica). Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

SOUZA, J. F. 2016. PDCA e Lean Manufacturing: Estudo de Caso de Aplicação de Processos de Qualidade na Gráfica Alfa. UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v.17, n.1, p.11-17, mar.

STONER, James A. 1985.Administração. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n3-054

Apontamentos

  • Não há apontamentos.