Avaliação do consumo de ovos de codorna na comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Maringá / Evaluation of quail eggs comsumption in the academic community of the Maringa State University

Autores

  • Leticia Aline Lima Da Silva
  • José Matheus De Moura Andrade
  • Vitor Magalhães De Mendonça Cunha Miranda
  • Silvio Mayke Leite
  • Polyana Roeles Batista
  • Wesley Rogério Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.34188/bjaerv3n3-078

Palavras-chave:

Alimentação humana, Avicultura, Estudante.

Resumo

Objetivou-se com este trabalhoavaliar o consumo de ovos de codorna dos estudantes da Universidade Estadual de Maringá. As entrevistas ocorreram no mês de março de 2019. A amostra foi composta de 150 questionários. Constatou-se que o consumo de ovos de codorna foi de 55,8% e os que não consomem de 44,2%, onde o principal motivo de não consumir é não gostar (44,43%). Os que consomem o ovo de codorna afirmam que o consumo é feito de forma mensal (85%) e que a média varia de 1 a 10 ovos por mês (90%), sendo não consumido diariamente pelos entrevistados. A principal forma de consumo dos entrevistados é feita na forma de conserva (80%) e os ovos são consumidos em casa (53%). Com isso conclui-se que o consumo de ovos pela comunidade acadêmica da UEM é médio, porém a frequência de consumo ainda é muito baixa e a quantidade de ovos consumidos por mês ainda é pequena, tendo assim uma necessidade de maior divulgação e incentivo do consumo de ovos de codorna.

Referências

BARBETTA, P.A. 2008. Estatística Aplicada as Ciências sociais. 7eed revisada.

Editora da UFSC: Florianópolis – Santa Catarina.

BERTECHINI, A.G. 2010. Situação Atual e Perspectivas Para a Coturnicultura no Brasil. In: IV Simpósio Internacional e III Congresso Brasileiro de Coturnicultura. 2010. Lavras: Anais... Lavras - MG.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Panorama da População. Disponível em :<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/maringa/panorama> Acessado em: 10 de Mai2019.

SOBRAL, F. E.S.; BRANDÃO, P.A; MARQUES, D.D. e BRITO, I.C.A. 2009

Caracterização do consumidor de ovos de codorna no município de Patos-PB. ACSA - Agropecuária Científica no Semi-Árido, v.05, 62- 66.

SOUSA, A.F. PORTELA, G.L.F. MOURA, R.L. 2013. Perfil do consumidor de ovos de codorna da cidade de Timon-MA. p12-25.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Silva, L. A. L. D., Andrade, J. M. D. M., Miranda, V. M. D. M. C., Leite, S. M., Batista, P. R., & Rodrigues, W. R. (2020). Avaliação do consumo de ovos de codorna na comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Maringá / Evaluation of quail eggs comsumption in the academic community of the Maringa State University. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 3(3), 1616–1620. https://doi.org/10.34188/bjaerv3n3-078

Edição

Seção

Artigos originais