Multiculturalismo e colonialidade na formação brasileira / Multiculturalism and coloniality in brazilian formation

Autores

  • Ana Kelly Silva Souza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Maria Emiliane Kamile Correia Macedo
  • Vitória Souza Silva
  • Ana Raquel Pereira Cordeiro
  • Francisco Ercílio Moura

DOI:

https://doi.org/10.34188/bjaerv4n4-029

Palavras-chave:

Multiculturalismo1. Colônialidade2. Escravidão3. Racismo4.

Resumo

Neste artigo, se pretende abordar questões relacionadas com as múltiplas expressões do multiculturalismo e suas relações com os novos sujeitos coletivos na contemporaneidade dentro do atual contexto das relações sociais na sociedade brasileira e seus desdobramentos, cujas expressões irão marcar o surgimento de uma pluralidade de novos grupos e coletivos sociais que apresentam em seu interior características especificas que os singularizam. Tais coletivos reivindicam os seus direitos à cidadania e a participação social e política para a conquista de espaços públicos próprios que viabilizem suas ações nos cenários locais, regionais e nacional, a fim de obterem reconhecimentos e legitimidades das suas pautas como novos sujeitos políticos em nossa sociedade nacional. Ademais, reflexionamos sobre as questões da nossa herança do colonialismo e sobre as marcas das expressões da colonialidade e seus rebatimentos no imaginário da sociedade brasileira, descortinando as estratégias históricas de exploração, escravidão e racismo dos colonizadores. Estas reflexões se centram no quadro das desigualdades sociais realmente existente no Brasil de hoje, estruturada no processo de colonização e suas marcas, presentes a partir da colonialidade do saber e do ser (MIGNOLO, 2008), como também perpassando as marcas do racismo, fruto da experiência do regime escravista no país.

Referências

BERTH, Joice. O que é empoderamento? . Belo Horizonte: Letramento, 2018.

DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: EdUECE, 2002. Apostila.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92-93, jan./jun., 1988.

Kymlicka, Wil. Cidadania Multicultural. Uma teoria liberal dos direitos das minorias. Trad. De Carne Castells Auleda. Buenos Aires: Páidos, 1996.

MIGNOLO, Walter D. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.

______. Novas reflexões sobre a ideia a “ideia da América Latina”: a direita, a esquerda e a opção descolonial. Caderno CRH, v. 21, n. 53, p. 237-250, 2008.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.

RIBEIRO, D. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SILVA, Daniel A. C.; CARVALHO, Danilo N. A integração do negro na sociedade de classes: A resistência negra sob perspectiva marxista. Revista Brasileira de Educação e Cultura, n. 1, p. 08-23, 2010.

SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

Downloads

Publicado

2021-10-21

Como Citar

Souza, A. K. S., Macedo, M. E. K. C., Silva, V. S., Cordeiro, A. R. P., & Moura, F. E. (2021). Multiculturalismo e colonialidade na formação brasileira / Multiculturalism and coloniality in brazilian formation. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 4(4), 5249–5262. https://doi.org/10.34188/bjaerv4n4-029

Edição

Seção

Artigos originais