Efetividade da educação ambiental como instrumento de mudança comportamental na Vila do Conde, Barcarena/PA / Effectiveness of environmental education as a tool for behavioral change in Vila do Conde, Barcarena/PA

Ana Regina da Rocha Araújo, Mônica de Nazaré Corrêa Ferreira Nascimento, Samara Evelyn de Jesus Melo do Vale, Valto Coelho Santana Junior

Resumo


O presente trabalho objetivou realizar um estudo de caso acerca da efetividade das ações desenvolvidas pelo projeto “Sustentabilidade socioambiental: uma questão educacional”, na Vila do Conde, Barcarena/PA. A Educação Ambiental tem adquirido cada vez mais uma importância fundamental na sociedade, principalmente com o surgimento de programas ou projetos de educação ambiental, devido estes terem um alcance maior na divulgação de conceitos e informações relativas ao meio ambiente, além de sensibilizar o indivíduo acerca dos graves problemas ambientais e transmitir conhecimentos. A metodologia utilizada neste trabalho foi pesquisa descritiva, onde a coleta e o levantamento de dados foram de caráter quali - quantitativos, e os dados gerados foram obtidos por meio de entrevistas. Pode-se concluir que é notória a mudança comportamental dos moradores entrevistados, por meio da atuação do projeto na comunidade de Vila do Conde, onde observou-se que a ação mais praticada pelos moradores entrevistados em colaboração ao meio ambiente é conservar a cidade limpa descartando o lixo de forma adequada, o que pode proporcionar um ambiente melhor para se viver, visando a consciência crítica e a obtenção de valores e ações ambientais corretas

Palavras-chave


Comunidade sustentável, Desenvolvimento comunitário, Conscientização ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBO, I. P. P. O despertar da consciência ambiental: um diagnóstico das práticas de educação ambiental formal no ensino público de Anápolis, Goiás. Dissertação de Mestrado. Anápolis, 2009, p. 161.

BRAIDO, Eunice. Reciclagem do Metal - Coleção O Luxo do Lixo. 1. Ed. FTD. 1999.

BRANCO, S. Educação Ambiental: metodologia e prática de ensino. Rio de Janeiro: Dunya, 2003.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abr. 1999.

BRAUN, Ricardo. Desenvolvimento ao ponto sustentável. Novos paradigmas ambientais. Petrópolis: Vozes, 2001.

CABRAL, I. D. Arborização Urbana: problemas e benefícios. 2013.

CANDAU, Vera Maria. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

CARVALHO, S.N. Avaliação de programas sociais: balanço das experiências e contribuição para o debate. São Paulo Perspectiva, São Paulo, v. 17, n. 3-4, p. 201-225, jul./dez. 2003.

CESAR, Ana Paula; PAULA, Débora Almeida de; KROM, Valdevino. Importância da reciclagem do vidro. IV ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓSGRADUAÇÃO – UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA, São José dos Campos, 2004.

GALVÃO, M. Reciclagem conquista o respeito do mercado. In: Revista: Plásticos Modernos, no. 305, dez/jan., 2000.

GORNI, A. A. Introdução aos Plásticos. Revista plástico industrial, 2003.

GRIMBERG, E., BLAUTH, P. (Org.) Coleta Seletiva: Reciclando materiais, reciclando valores. São Paulo, Polis, 1998.

LEMOS, Ellen. Diagnóstico da Cadeia de Reciclagem de Embalagem de Vidro em Santa Catarina. Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.

LOMASSO, A. L et al; Benefícios e desafios na implementação da reciclagem: um estudo de caso no centro mineiro de referência em resíduos (CMRR). Faculdade Promove de Minas Gerais, Revista Pensar Gestão e Administração, v. 3, n. 2, jan. 2015.

MILGROM, P., ROBERTS, J. Economics, organizations & management. Englewood Cliffs, New Jersey, Prentice Hall, 1992.

Plano Nacional de Resíduos Sólidos, Governo Federal, Ministério do Meio Ambiente, versão preliminar para consulta pública, setembro de 2011.

QUADROS, A. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INICIATIVAS POPULARES E CIDADANIA. Trabalho de Conclusão de Curso, 2007.

SOUZA, M. dos S. Arborização urbana do conjunto Cidade Satélite. Monografia, UFRN.Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – Departamento de Geografia. Natal - RN, 2005.

WATERHOUSE, P. Geotécnica – Fortalecimento institucional do IBAMA – Cenários de Gestão Ambiental Brasileira. Relatório Final. Brasília, 1992.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv5n2-024

Apontamentos

  • Não há apontamentos.