A Produção Camponesa no Assentamento de Reforma Agrária São Judas / The Peasant Production in the Agrarian Reform Settlement São Judas

Autores

  • Francieli Aparecida Zenatti
  • Rodrigo Simão Camacho

Palavras-chave:

Campesinato, Assentados, Trabalho Familiar, Autoconsumo, Produção Diversificada, Modo de Vida.

Resumo

O objetivo do artigo é explicar como ocorre a produção camponesa no assentamento de reforma Agrária São Judas. O Assentamento São Judas, que está localizado em Rio Brilhante MS, foi dividido em grupos e possui 187 lotes, onde as famílias residem e produzem, tanto para o consumo como para venda. Os assentados têm produções diversificadas, mas a maioria tem como principal fonte de renda a produção de leite, seguida por lavoura e gado de corte, além desta principal fonte de renda, eles têm plantios diversificados para o consumo da família e acabam vendendo o excedente.  Algo bem marcante nos assentados é a forte ligação com a terra, e o desejo de produzir alimentos saudáveis para a alimentação familiar, outro ponto forte é que o trabalho é realizado em torno da mão de obra familiar. Como metodologia foi utilizado entrevistas por meio de um questionário semiestruturado com 10 famílias do assentamento e também fotografias da produção dos assentados.

Referências

BRASIL. INCRA. DAP, é a declaração de Aptidão ao Pronaf. Disponível em:<http://g1.globo.com/econimia/agronegocios/noticia/2013/02/dap-facilita-acesso-de-agricultores-familiares-ao-credito-rural-html>. Acesso em: 10 ago. 2018.

BRASIL. INCRA. Portaria do INCRA/SR- 16/N° 083/98, de 09 de outubro de 1998.

BRASIL. INCRA. Regularização de lotes. Disponível em:<http://www.incra.gov.br/assentamento>. Acesso em 04 jul. 2018.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, Instituto de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, SuperIntendência Regional de Mato Grosso do Sul –SR (16).

BRASIL. PRONAF. PRONAF e PRONAF A. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/PRONAF.asp>. Acesso em: 10 ago. 2018.

Downloads

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Zenatti, F. A., & Camacho, R. S. (2020). A Produção Camponesa no Assentamento de Reforma Agrária São Judas / The Peasant Production in the Agrarian Reform Settlement São Judas. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 2(6), 1948–1956. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJAER/article/view/6032

Edição

Seção

Artigos originais