Balanço hídrico climatológico e classificação climática de Thornthwaite para o município de Pelotas/RS

Gustavo Bubolz Klumb, Patrick Morais Veber, Letícia Burkert Mello, Viviane Rodrigues Rorneles, Rita de Cássia Fraga Damé, Claudia Fernanda Almeida Teixeira- Granda

Resumo


O conhecimento das características climáticas e biogeográficas de uma região é de suma importância no planejamento agrícola, com foco na adaptabilidade das culturas ao meio e aos tipos de solo da referida região. Nesse sentido, objetivou-se realizar o balanço hídrico climatológico e determinar a classificação climática, segundo Thornthwaite, para a localidade de Pelotas no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto foram utilizados dados de temperatura máxima e mínima do ar e de precipitação pluvial do posto meteorológico do município de Pelotas/RS (estação 3152014; 31º45’00’’S; 52º21’00’’O; a 13 m de altitude), fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia. O cálculo da evapotranspiração potencial foi realizado utilizando o método descrito por Thornthwaite (1948). Foi adotado o valor de 100 mm para a capacidade de água disponível no solo e calculados os índices de umidade, aridez, hídrico e eficiência térmica. Os resultados mostraram que a média anual de precipitação atinge valores de 1393,9 mm, com períodos relativamente uniformes para todos os meses. Existe excesso hídrico pronunciado no município de Pelotas em praticamente todos os meses do ano, sendo que o período de deficiência hídrica ocorre apenas nos meses de dezembro e janeiro e de acordo com Thornthwaite a classificação climática para o município é B2 s B’3 a’.


Palavras-chave


Evapotranspiração potencial; Características climáticas; Índices climáticos.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE JÚNIOR, A. S.; BASTOS, E. A.; BARROS, A. H. C.; SILVA, C. O.; GOMES, A. A. N. Classificação climática e regionalização do semi-árido do Estado do Piauí sob cenários pluviométricos distintos. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v.36, n.2, p.143-151, 2005.

KÖPPEN, W.; GEIGER, R. Klimate der Erde. Gotha: Verlag Justus Perthes. 1928. Wall-map 150cmx200cm.

ROLIM, G. S.; CAMARGO, M. B. P.; LANIA, D. G.; MORAES, J. F. L. Classificação climática de Köppen e de Thornthwaite e sua aplicabilidade na determinação de zonas agroclimáticas para o estado de São Paulo. Classificação climática de Köppen e de Thornthwaite. Bragantia, Campinas, v.66, n.4, p.711- 720, 2007.

THORNTHWAITE, C. W.; MATHER, J. R. The water balance. Centerton, NJ: Drexel Institute of Technology - Laboratory of Climatology, 1955. 104p. (Publications in Climatology, vol. VIII, n.1).

THORNTHWAITE, C.W. An approach towards a rational classification of climate. Geographical Review. London, v.38, p.55-94, 1948.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.