Diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no município de Castanhal - Pará, Amazônia

Lúcio Araújo Menezes, Fernando Antunes Gaspar Pita, Tony Carlos Dias da Costa

Resumo


Nesse artigo, foram utilizados documentos e informações sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos realizado no local foco da pesquisa, literatura científica especializada e, por fim, a análise do processo de gerenciamento de resíduos sólidos do município de Castanhal-Pará, Amazônia. Através da utilização dos dados obtidos, foi possível elaborar um diagnóstico da condição atual das etapas (produção, coleta, transporte e destinação final) que compõem o sistema de gerenciamento de resíduos sólidos na área de aplicação da pesquisa.


Palavras-chave


Amazônia; Resíduos Sólidos Urbanos; Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos especiais. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil, 2012.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Rio de janeiro. IBGE, 2010.

MENEZES, L.A. Gestão Municipal Integrada de Resíduos Sólidos em Municípios de Médio e Pequeno Porte na Amazônia Brasileira (Micro Região De Castanhal – Pará). Tese de Doutoramento em andamento pela Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade de Coimbra-Portugal (Autor).

PMC - Prefeitura Municipal de Castanhal. www.castanhal.pa.gov.br/ (acesso em 10/09/2017).

Relatório da Proposta de Regionalização da Gestão de Resíduos Sólidos no Estado do Pará. BRENCORP – Consultoria, Meio Ambiente e Empreendimentos, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.