Diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no município de Castanhal - Pará, Amazônia

Autores

  • Lúcio Araújo Menezes
  • Fernando Antunes Gaspar Pita
  • Tony Carlos Dias da Costa

Palavras-chave:

Amazônia, Resíduos Sólidos Urbanos, Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Resumo

Nesse artigo, foram utilizados documentos e informações sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos realizado no local foco da pesquisa, literatura científica especializada e, por fim, a análise do processo de gerenciamento de resíduos sólidos do município de Castanhal-Pará, Amazônia. Através da utilização dos dados obtidos, foi possível elaborar um diagnóstico da condição atual das etapas (produção, coleta, transporte e destinação final) que compõem o sistema de gerenciamento de resíduos sólidos na área de aplicação da pesquisa.

Referências

ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos especiais. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil, 2012.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Rio de janeiro. IBGE, 2010.

MENEZES, L.A. Gestão Municipal Integrada de Resíduos Sólidos em Municípios de Médio e Pequeno Porte na Amazônia Brasileira (Micro Região De Castanhal – Pará). Tese de Doutoramento em andamento pela Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade de Coimbra-Portugal (Autor).

PMC - Prefeitura Municipal de Castanhal. www.castanhal.pa.gov.br/ (acesso em 10/09/2017).

Relatório da Proposta de Regionalização da Gestão de Resíduos Sólidos no Estado do Pará. BRENCORP – Consultoria, Meio Ambiente e Empreendimentos, 2012.

Downloads

Publicado

2018-11-21

Como Citar

Menezes, L. A., Pita, F. A. G., & Costa, T. C. D. da. (2018). Diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no município de Castanhal - Pará, Amazônia. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 1(1), 244–252. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJAER/article/view/779

Edição

Seção

Artigos originais