A importância da gestão qualificada e estratégica em empresas de serviços: estudo de caso em uma academia no sudeste do Pará / The importance of qualified and strategic management in service companies: a case study in an academy in southeastern of Pará

Autores

  • Leonardo Petrilli Instituto de Educação e Pós-Graduação em Negócios, Curitiba, Paraná
  • Tatiana Kimura Kodama
  • Denize Valéria Santos Baia
  • Joana Cláudia Zandonadi Pinheiro
  • Israel Neves Costa
  • Layla Thallyta dos Santos Bento

DOI:

https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-020

Palavras-chave:

Gestão de Serviços, Estratégia Organizacional, Academias.

Resumo

Nos últimos anos, o setor de prestação de serviços tem ganhado destaque em virtude de representar mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, e destaca-se o mercado do exercício físico, que está em plena expansão. O Brasil é o segundo país com maior quantidade de academias conforme a Associação Internacional de Academias de Esportes (IHRSA). Para garantir que esse crescimento de mercado perdure, é importante estabelecer uma gestão profissional, uma vez que gerir serviços é bem diferente de gerir uma produção de bens. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é analisar a vantagem estratégica conferida por uma gestão qualificada em uma academia de ginástica no interior do estado do Pará e demonstrar, por meio da observação, que o planejamento da gestão em uma empresa de serviços é um processo primordial. Para isto, realizou-se um estudo de caso com a maior academia em número de clientes do município de Parauapebas-PA. O estudo utilizou técnica de entrevista com o gestor administrativo e o gestor operacional, além de análise documental e levantamento de dados. Os resultados da pesquisa demonstram a preocupação com os processos e melhoria de desempenho. A gestão da empresa é realizada conjuntamente entre um profissional graduado em administração e um educador físico especialista em bioquímica do exercício, possuindo, portanto, duas frentes de gestão, divididas em três níveis, sendo: estratégico, tático e operacional. Esta clareza de gestão, aliada ao serviço personalizado, propiciou um rápido aumento na carteira de clientes matriculados, ultrapassando mil alunos em três anos. A pesquisa evidencia a importância de diretrizes de planejamento, especialmente em um município do interior da Amazônia, como o plano de negócios, que foi adotado pela empresa, e a definição de cargos e responsabilidades e a gestão qualificada para a alavancagem estratégica.

Referências

CONFEF – COSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Disponível em:< https://www.confef.org.br/confef/registrados/> Acesso em: 10 Jan 2020.

DAFT, R. I. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Pioneira, 2002.

FITZSIMMONS, J. A. I; FITZSIMMONS. M. J. Administração de serviços: operações estratégicas e tecnologia de informação. Trad. Gustavo Severo de Borba. 2ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.

HANSEN, D. R.; MOWEN, M. M. Gestão de custos: contabilidade e controle. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

IBC – INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING. Disponível em:< https://www.ibccoaching.com.br/> Acesso em 12 jan. 2020.

IBPT – INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO. Disponível em:< https://ibpt.com.br/> Acesso em 13 fev. 2020.

KOTLER. Administração de marketing. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LIMA, J. L. O planejamento estratégico como ferramenta de gestão. Um estudo de caso em uma academia de ginástica em vila velha, espírito santo – BR. Revista intercontinental de gestão desportiva, Portugal, Volume 1, n° 2, p97 – 110, Jul/Dez, 2011.

LOVELOCK, C; WRIGHT, L. Serviços: Marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2004.

MARTINS, Marcos Amâncio P. Gestão Educacional: planejamento estratégico e marketing. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.

MAUAD, Luiz G. A. e PAMPLONA, Edson O. O Custeio ABC em empresas de serviços: características observadas na implantação em uma empresa do setor. In: IX Congresso Brasileiro de Custos. 2002, São Paulo.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Vigitel 2016. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br Acesso em: 18 Jan 2020.

MINTZBERG, Henry. The fall and rise of strategic planning. Harvard Business Review, v. 72, n. 1, p. 107- 114, 1994.

MOURA, G. N. Como aplicar publicidade e propaganda nas suas redes sociais. 2018. Disponível em:< https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/aplicar-publicidade-propaganda-redes-sociais/> Acesso em: 10 jun 2019

RANGEL, A; COBRA, M. Serviços ao cliente: uma estratégia competitiva. São Paulo: Atlas, 2005.

SABA, F. Gestão em Atendimento: Manual prático para Academias e Centros Esportivos. Barueri: Manole, 2012.

SANTANA, L. C. Gestão de academias e mercado de fitness. In Mazzei, L. C. & Bastos, F. C. (Orgs.) Gestão do Esporte no Brasil: desafios e perspectivas (pp. 163-196). São Paulo: Ícone Editora, 2012.

SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, 2017. Disponível em:< Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae> Acesso em 12 Dez. 2019.

SILVA, H. H. et al. Planejamento estratégico de marketing. 5. Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2018.

VENLIOLES, F. M. Manual do gestor de academia. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.

ZENONE, L. C. Marketing Estratégico e Competitividade Empresarial. São Paulo. Novatec Editora, 2007.

Downloads

Publicado

2020-07-17

Como Citar

Petrilli, L., Kodama, T. K., Baia, D. V. S., Pinheiro, J. C. Z., Costa, I. N., & Bento, L. T. dos S. (2020). A importância da gestão qualificada e estratégica em empresas de serviços: estudo de caso em uma academia no sudeste do Pará / The importance of qualified and strategic management in service companies: a case study in an academy in southeastern of Pará. Brazilian Journal of Business, 2(3), 2138–2149. https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-020

Edição

Seção

Artigos